Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2007

SECÇÃO: Espaço Universitário

Voleibol carimba bilhete para a Fase Final dos CNUs
II Torneio de Apuramento de Voleibol F/M

foto
As equipas de voleibol da AAUMinho estiveram em plano de destaque ao assegurarem na passada quinta-feira, na Covilhã, a sua qualificação para Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs). Um 1º lugar no feminino e um 3º no masculino, garantiram os pontos necessários para que tal fosse possível quando ainda falta disputar um Torneio de Apuramento.
A cidade da Covilhã acolheu nos passados dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, o II Torneio de Apuramento (TA) de Voleibol Universitário. Com 7 equipas no quadro feminino e 9 no quadro masculino, esta prova de apuramento poderia deixar já definidos alguns nomes para a Fase Final dos CNUs.
Após a dupla vitória (F/M) no I TA do ano, as equipas da AAUMinho partiam com algum favoritismo para esta prova. Se no feminino apenas a Associação Académica de Coimbra (AAC) poderia causar problemas, no masculino, a concorrência já era maior e mais forte.

Feminino
foto

Colocada no Grupo A, a equipa minhota teve como adversárias as equipas da Universidade da Beira Interior (UBI), da Universidade do Algarve (UAg) e da AAC. Nos dois primeiros jogos, frente à UBI e à UAg, as atletas da AAUMinho não tiveram qualquer dificuldade e venceram ambos os jogos por 2-0. Frente à AAC, a história foi outra e pela primeira vez este ano, a equipa minhota sofreu uma derrota (2-1).
Nas meias-finais, a AAUMinho defrontou a frágil equipa do IPLeiria. Numa partida sem percalços, as minhotas venceram por 2-0 as leirienses. Na outra meia-final, a AAC venceu pelos mesmos números a Universidade de Aveiro (UAv).
foto
Na final, e desta vez com a lição bem estudada, a AAUMinho vingou-se da derrota da fase de grupos e venceu a AAC por 2-0, tornando-se a 1ª equipa do ano a carimbar a passagem para a Fase Final dos CNUs.

Masculino

Após vencer facilmente a fase grupos, com 2 vitórias por 2-1 e 2-0 frente às equipas da UBI e da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (ESTV), a AAUMinho (que se apresentou desfalcada de alguns jogadores chave) defrontou a equipa do Instituo Superior do Ave (ISAVE). Nesta meia-final, o ISAVE levou a melhor sobre a AAUMinho, vencendo por 2-0. Na outra meia-final, o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) derrotou por 2-1 a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, a AAUMinho e a UTAD protagonizaram uma emotiva partida de voleibol que só se decidiu na “negra” (2-1). Os minhotos acabaram por levar a melhor face aos transmontanos, carimbando também deste modo o seu passaporte para a Fase Final dos CNUs. Na final, o IPC “despachou” (2-0) como seria de esperar o ISAVE, e juntou-se deste modo à AAUMinho no lote de equipas que irão disputar em Maio o título nacional universitário.

Nuno Gonçalves

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.