Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2007

SECÇÃO: Concelho em acção

REFOJOS
Nova estrada facilita acesso a Vinha de Mouros

foto
Nasce em Vinha de Mouros uma nova estrada que se estende desde o entroncamento do casão florestal até ao Alto da Cachada, próximo de Gragilde da Freguesia de Painzela, numa extensão de cerca de setecentos metros.
Construída de raiz com uma largura média de 6 metros e numa extensão de cerca de 700 metros, em terrenos de floresta, do domínio público e privado entretanto adquiridos pela Câmara Municipal, esta variante destina-se a dotar de melhores condições de acessibilidade e mobilidade automóvel às diversas estruturas e equipamentos ali existentes, ( o Centro de Educação Ambiental, o parque de merendas, o polidesportivo, a pista de manutenção, o cemitério municipal) e em especial, ao novo Centro Hípico de Vinha de Mouros.
O espaço de tempo que mediou entre o início da sua construção e a abertura ao público, foi um ápice. Iniciada nos primeiros dias do mês de Março, com rompimento, construção de aquedutos e valetas e saibramento, a sua grande utilidade foi já posta à prova no decorrer da Semana da Floresta e do Cabrito, entre 21 a 25 do mesmo mês, com a realização no local de diversas iniciativas que atraíram àquele magnífico espaço milhares de pessoas, permitindo-lhes um acesso fácil e a circulação automóvel com ligação e diferentes destinos.
Pelo que conseguimos apurar, a abertura desta nova estrada não resulta do acaso ou de uma situação meramente pontual, antes se enquadra num vasto plano de desenvolvimento para toda a zona norte/poente da vila, que contempla a construção de vários quilómetros de novas vias, desde a Cachada a Vinha de Mouros, desde o Bairro João Paulo II até Gragilde e à Ranha.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.