Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2007

SECÇÃO: Região

ESPAÇO JOVEM ABRE AO PÚBLICO

Abriu no dia 13 de Março, em Cabeceiras de Basto, o Espaço Jovem com um gabinete de atendimento, informação, consulta e aconselhamento destinado a apoiar a juventude do concelho, principalmente os que têm problemas de integração e inclusão social.
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, do representante da Assembleia Municipal, Profº. Mário Oliveira, demais autarcas, de vários técnicos da Autarquia, jovens e outras entidades convidadas, foi inaugurada mais uma estrutura dirigida à população jovem, em geral, e muito em particular para os estratos mais carenciados.
Atenta e sensível às questões mais prementes de âmbito social, com destaque para os grupos etários mais idosos e dos mais jovens, a Autarquia Cabeceirense lançou mais esta iniciativa para dar resposta a um segmento importante da nossa população, a juventude.

Um gabinete destinado a aconselhar os jovens
Um gabinete destinado a aconselhar os jovens
Segundo informação divulgada, este espaço, equipado com computador, televisão, DVD, fotocopiador, entre outros, localizado junto ao Espaço Internet desta vila Cabeceirense, ao qual darão apoio pessoas especializadas em diversas áreas, receberá e acompanhará os jovens informando-os e estimulando-os para as vantagens da sua participação cívica e comunitária.




Será, portanto, um local criativo e inovador onde vai ser possível lançar actividades ocupacionais promotoras do desenvolvimento de competências pessoais e sociais que visem a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
O Espaço Jovem de Cabeceiras de Basto integra-se no projecto Basto Jovem que resulta de uma candidatura da Câmara Municipal ao programa “Escolhas”.
A acção e as iniciativas do Espaço Jovem contarão com as parcerias dos Agrupamentos das Escolas de Refojos, Arco de Baúlhe, Cavez e ainda, da Fundação A J Gomes da Cunha, da ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto, da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e dos Bombeiros Voluntários. O GAJUVE – Gabinete de Apoio ao Associativismo e Juventude, terá por função dinamizar e colaborar nas acções a desenvolver.
Na ocasião, o edil, Joaquim Barreto, disse que o Espaço Jovem é “um espaço autónomo direccionado para os mais jovens, cuja criação decorre do reconhecimento da Câmara relativamente à intervenção e afirmação da juventude no contexto do associativismo local, com políticas que promovem e fortalecem dinâmicas sociais, culturais, desportivas e económicas de grande impacto na comunidade Cabeceirense”. Acrescentou ainda, que estas dinâmicas reflectem-se, também “na área do empreendedorismo, apresentando-se como mais valias para o conhecimento do concelho, para a ocupação dos tempos livres, para a formação dos jovens e para o desenvolvimento da pessoa humana. Queremos uma juventude mais solidária”. Na sua intervenção, Joaquim Barreto disse “que este novo espaço, terá certamente reflexos na área do emprego, no apoio social aos mais desfavorecidos e na qualidade de vida das pessoas. Será por isso, um local aberto a todos os jovens, que permitirá não só a circulação de informação das políticas locais, nacionais e da Europa dirigidas à juventude, mas também, um local para ouvir os jovens, grupo a que reconhecemos grande valor e que queremos como parceiros na definição das linhas de acção para o desenvolvimento concelhio”.
Para o autarca Cabeceirense, a abertura deste novo Espaço contribuirá assim, para aumentar a participação dos jovens na vida da comunidade, para que também desta forma, procure fixa-los e assim, combater a desertificação.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.