Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2007

SECÇÃO: Região

CABECEIRAS DEDICA SEMANA À FLORESTA E À PROMOÇÃO DO CABRITO

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto-Empresa Municipal apresentaram em conferência de imprensa, a Semana da Floresta e do Cabrito. Trata-se de uma iniciativa a realizar de 21 a 25 de Março no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros (CEAVM), em Cabeceiras de Basto. Uma infra-estrutura localizada nas imediações da vila Cabeceirense, que dispõe de um parque infantil, um parque de merendas, um parque de mini-golfe, um parque de animais onde se encontra identificada e representada a fauna e a flora da região, assim como um circuito de manutenção, um polidesportivo, uma unidade de acolhimento aos visitantes e o recentemente inaugurado Centro Hípico, equipamentos estes que servirão de cenário para a realização de várias actividades promovidas no âmbito desta iniciativa municipal.

Potenciar o uso múltiplo da floresta

Os jovens são um doa alvos desta iniciativa
Os jovens são um doa alvos desta iniciativa

Para o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, a Semana da Floresta e do Cabrito deve estar associada à potenciação dos uso múltiplo da floresta, na perspectiva de prevenir e combater os incêndios florestais e a desertificação, promovendo desta forma, o bem estar da população.
O programa apresentado inclui a realização de uma série de acções que envolvem a colaboração e a participação dos três Agrupamentos de Escolas (envolvendo cerca de 1500 crianças e jovens), do Inst. Norte e Qualidade, da DRAEDM e do Centro Europe Direct, bem como, da Mútua de Basto e da Cooperativa Ruralbasto.
Criar uma atitude mais afirmativa da realidade e sugerir um novo olhar sobre o vasto e rico património florestal destas terras, assim como mostrar e promover os produtos genuínos locais de qualidade, como é o caso do Cabrito das Terras Altas do Minho e dinamizar o turismo rural e de montanha são os principais objectivos desta realização.

Programa apela à preservação da natureza

Assim, no dia 21 de Março, pelas 09h30m, tem início este certame com a cerimónia de abertura da Semana da Floresta e Cabrito no CEAVM, local onde se procederá à sensibilização dos alunos das escolas para o fomento, defesa e preservação da floresta, nomeadamente com a plantação de árvores, visitas ao espaço, caminhadas, demonstração de equitação, No dia 22, prosseguem as acções de sensibilização. No dia 23, será exibido o filme Uma verdade Inconveniente, no Auditório Municipal tendo como alvo públicos diversificados. No dia 23 tem início a promoção gastronómica do Cabrito das Terras do Minho, em vários restaurantes concelhios que aderiram à iniciativa.
No dia 24, a jornada começa com uma caminhada pelo Centro de Educação Ambiental de vinha de Mouros, organizada pelo GAJUVE, agendada para as 10h30m. Pelas 15h00 terão início as provas de atletismo e pelas 19h00m será exibido o filme “Ainda Há Pastores” do realizador Jorge Pelicano, no Picadeiro do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, findando o dia com a actuação do grupo musical Ensaio.
No dia 25 de Março, último dia do certame, pelas 10h30m começa o II passeio Equestre de Cabeceiras de Basto e pelas 13h30m inicia a prova Downtown, uma iniciativa organizada pela associação Bigdrop que conta com a participação da Campeã Nacional. A Semana da Floresta e do Cabrito 2007, termina com a realização de corridas de cavalos, de passo travado no Centro Hípico e a promoção gastronómica do cabrito das terras altas do Minho, que durante o fim-de-semana reina dos restaurantes locais aderentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.