Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2007

SECÇÃO: Espaço Universitário

AAUMinho soma e segue em direcção aos CNU´s
Atletas minhotos vencem 6 Torneios de Apuramento (TA´s)

Após mais um ano lectivo de 2005/06 em que a AAUMinho findou no 1º lugar do ranking da FADU, os atletas minhotos na primeira ronda dos TA´s de 2006/07 demonstraram estar no bom caminho para a revalidação do 1º lugar deste ranking. Com 6 primeiros lugares e 2 segundos, algumas modalidades já tem praticamente carimbado o seu passaporte para a Fase Final dos CNU´s.

Andebol M

Apresentando-se como a principal candidata à vitória final neste TA, a equipa da AAUMinho não defraudou as expectativas. Tendo contabilizado por vitórias os 3 jogos da fase de grupos, os minhotos não tiraram o pé do acelarador, tendo batido por 18-10 a AAUTAD (Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) na meia-final. Chegados à final, os atletas da AAUMinho, conjuntamente com os atletas da AAUAv (Associação Académica da Universidade de Aveiro), protagonizaram uma empolgante final, na qual os do Minho acabariam por se revelar mais fortes: 40-29 haveria de ser o “score” final.
Com esta vitória e mais dois TA´s por realizar, o andebol minhoto deu um passo de gigante em direcção à Fase Final dos CNU´s (Campeonatos Nacionais Universitários).

Badminton M/F

Com a UMinho a organizar o próximo Mundial Universitário em 2008, e após a ULisboa ter organizado o Europeu de 2006, o badminton é neste momento uma das modalidades mais em foco no panorama nacional. Em foco estiveram também os atletas da AAUMinho que “limparam” a concorrência neste I TA de 2006/07. Carla Guimarães (Inf. Gestão) e João Graça (Eng. Civil) não deram qualquer chance aos seus opositores, vencendo respectivamente as variantes feminina e masculina. Inês Castro (OCV) esteve também em plano de destaque ao conseguir o 3º lugar em femininos.

Basquetebol M

foto
Após o sucesso organizativo por parte da UMinho no europeu da especialidade (bateram-se diversos recordes, inclusive o do número de equipas participantes – 32 no total), os atletas da AAUMinho parecem ter absorvido o espirito empreendedor da nossa academia. Neste I TA que contou apenas com a participação de 4 equipas, os minhotos mostraram ter o que é preciso para finalmente conseguirem lutar pelo ouro num CNU. Ao bater a AAUAv (diversas vezes campeã nacional universitária) no 1º jogo e a frio, os minhotos demonstraram que não estavam ali para brincadeiras.
O jogo seguinte foi impróprio para cardiacos. Frente ao IPC (Instituto Politécnico de Coimbra) a AAUMinho empatou a partida no último segundo, tendo depois triunfado no prolongamento por um escasso ponto de diferença (43-42).
O último teste foi contra a frágil equipa da AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior), que apesar do seu esforço, não conseguiu travar a caminhada triunfante da AAUMinho em direcção ao 1º lugar deste TA.
Esta é a segunda vez na sua história, que a academia minhota consegue vencer um TA de basquetebol masculino.

Hóquei Patins

Actualmente bi-campeã universitária, a tem este ano AAUMinho forte concorrência pela conquista do ceptro nacional, algo que ficou bem patente neste I TA, organizado pela UPorto.
No primeiro jogo, frente à equipa da casa, os minhotos realizaram uma excelente partida, tendo esta terminado com um empate a três bolas. Na segunda partida do dia, e face ao ISMAI, que se apresentou muito forte, a sorte não quis nada com a AAUMinho, que viria a sair derrotada por 3-2. Frente à AAUAv, os minhotos ganharam sem grande esforço por 10-5, mas já era tarde demais, o apuramento para as meias-finais tinha sido comprometido com a derrota frente ao ISMAI.
Ainda com mais um TA pela frente, a AAUMinho tem de obrigatóriamente realizar um bom resultado para se poder qualificar para o CNU da especialidade.

Futebol

Num ano em que a equipa sofreu uma profunda reestruturação interna, os novos “craques da bola” não poderiam ter respondido da melhor forma aos ventos de mudança. No I TA, realizado em Viseu, a AAUMinho ao alcançar o 2º lugar nesta prova, deixou bem claro que geração após geração, a qualidade permanece.
Frente às equipa da AAUAv e do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado), os minhotos apresentaram um futebol corrido e com alguma espectacularidade, tendo em ambas as partidas desperdiçado inumeras ocasiões de golo. O resultado final destas partidas haveria de ser respectivamente 2-0 e 2-1, favorável à AAUMinho.
O jogo que determinaria o vencedor deste TA (estavam há semelhança do basquetebol apenas 4 equipas em prova), aos minhotos defrontaram os atletas da casa, da AEESTV (Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu). Numa boa partida futebol que haveria no entanto de terminar empatada a zero, o critério disciplinar acabou por ser o factor de desempate, tendo deste modo a AEESTV conquistado este I TA, relegando assim a AAUMinho para o 2º lugar.

Texto e fotos: Nuno Gonçalves

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.