Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

Agricultura
Produtos de Trás-os-Montes e Alentejo conquistam denominação de origem

Os produtos são protegidos por legislação europeia que visa assim evitar qualquer concorrência desleal

foto
Onze produtos portugueses das regiões de Trás-os-Montes e Alentejo conquistaram a denominação de origem protegida (DOP) e de indicação geográfica protegida (IGP) aumentando assim a já longa lista da Comissão Europeia de produtos protegidos. São as Azeitonas de Conserva de Elvas e Campo Maior (DOP), a Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre (IGP), o Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre (IGP), a Sangueira de Barroso-Montalegre (IGP), a Batata de Trás-os-Montes (IGP), o Salpicão de Barroso-Montalegre (IGP), a Alheira de Barroso-Montalegre (IGP), o Cordeiro de Barroso, Anho de Barroso ou Borrego de leite de Barroso (IGP), o Azeite do Alentejo Interior (DOP), o Paio de Beja (IGP) e a Linguíça do Baixo Alentejo ou Chouriço de carne do Baixo Alentejo (IGP).
Neste momento são cerca de 750, os produtos protegidos por força da legislação sobre a protecção das indicações geográficas, das denominações de origem e das especialidades tradicionais. Para conhecer a lista das denominações protegidas, pode consultar a seguinte página: http://europa.eu.int/comm/agriculture/foodqual/quali1_fr.htm

foto
O que são os produtos de origem protegida?
Quando um produto alimentar adquire uma reputação que ultrapassa fronteiras, é possível que tenha de se confrontar no mercado com produtos copiados que usurpam o seu nome. Esta concorrência desleal não só desencoraja os produtores como também induz o consumidor em erro. Por essa razão, a Comunidade Europeia criou, em 1992, sistemas de protecção e de valorização dos produtos agro-alimentares. A Denominação de Origem Protegida (DOP) é, assim, o nome de um produto cuja produção, transformação e elaboração ocorrem numa área geográfica delimitada com um saber fazer reconhecido e verificado. Para além da DOP, existe ainda a Indicação Geográfica Protegida (IGP) e a Especialidade Tradicional Garantida (ETG).

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.