Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2007

SECÇÃO: Espaço Europeu

Mais zonas sem fumo na União Europeia

Mais de 80% dos cidadãos comunitários são a favor da proibição de fumar no local de trabalho e nos recintos públicos fechados. Esta é uma das conclusões que pode ser retirada do último estudo da opinião pública feito pela Comissão Europeia a propósito do tabagismo e leva agora aquela instituição comunitária a promover as zonas sem fumo nos países da União Europeia. Para isso lançou o Livro Verde «Por uma Europa sem fumo: opções estratégicas a nível comunitário», com o objectivo de consultar os 27 Estados membros sobre a melhor forma de concretizar esta proposta.

foto
O livro analisa as incidências do tabagismo passivo nos planos económico e da saúde, o apoio da opinião pública à proibição do tabaco e as medidas já adoptadas a nível nacional e comunitário. O documento refere ainda as vantagens e desvantagens de medidas de alcance distinto, incluindo a proibição total de fumar em todos os recintos públicos fechados e diferentes tipos de derrogações (por exemplo, para restaurantes e cafés).

O número:

-Portugal é o país da UE com maior percentagem de pessoas (58%) que nunca fumaram.

O que se passa lá fora:

*Na Escócia e Irlanda há uma proibição total do tabaco em todos os recintos públicos fechados e em todos os locais de trabalho, incluindo cafés e restaurantes. Esta proibição vai estender-se ao resto do Reino Unido este Verão.
* Na Suécia, em Itália e Malta, a legislação autoriza a criação de salas de fumo estanques, dotadas de sistemas de ventilação independentes. A entrada em vigor de medidas semelhantes em França está prevista para este ano e na Estónia e Finlândia para Junho de 2007.
*A Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Lituânia e os Países Baixos prevêem derrogações para diferentes categorias de estabelecimentos de hotelaria, restauração e café.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.