Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2007

SECÇÃO: Saber ao volante

Saber ao volante

foto
O uso do telemóvel

Falámos no número anterior da utilização das luzes de médios quando conduzimos veículos na via pública. Relembro que essas luzes servem para vermos e sermos vistos. A sua utilização correcta aumentará a segurança rodoviária.

Hoje vamos escrever sobre o uso do telemóvel ao volante.
Há um conjunto de actividades ou tarefas que não devem ser realizadas quando se conduz um automóvel, sob pena de se colocar em causa a nossa segurança e a segurança dos outros. Todos os condutores devem abster-se de comer, ler, escrever, fumar, vestir ou despir qualquer peça de roupa, enquanto conduzem o seu veículo. Não é compatível qualquer daquelas tarefas com o acto de conduzir, porque provoca desconcentração e porque os membros superiores e inferiores – mãos e pés – devem estar completamente disponíveis para o exercício da condução. De referir que até a própria conversação que o condutor possa manter com os restantes ocupantes do veículo, provoca desconcentração sendo muito perigoso quando se conduz a altas velocidades. Por isso, não esqueça, o condutor deve manter toda a sua atenção na condução do veículo evitando fazer em simultâneo qualquer outra coisa.
Dito isto, penso que já todos compreenderam que também o uso do telemóvel ao volante não é compatível com o exercício de conduzir.
foto

Vejamos então o que diz o Código da Estrada.
É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de equipamento ou aparelho susceptível de prejudicar a condução, nomeadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos.
Exceptuam-se:
Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema de alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado.

Sanção:
Quem não cumprir o que atrás ficou dito é sancionado com coima de 120,00 € a 600,00 € e a infracção é considerada contra-ordenação grave o que significa a aplicação de sanção acessória que consiste na inibição de conduzir (ficar sem carta) pelo período de um mês a um ano.
Ao volante, o uso do telemóvel só é possível se tiver sistema de alta voz ou um único auricular – atenção que dois auriculares também é proibido.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.