Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2007

SECÇÃO: Região

Médico respeitado e prestigiado morre aos 94 anos
Dr. Francisco Meireles um exemplo de dedicação e altruísmo

foto
Com a idade de 94 anos, faleceu, no passado dia 23 de Janeiro, na sua residência da Casa do Casal em Cabeceiras – S. Nicolau, deste concelho, o Dr. Francisco de Sales Leite de Castro e Meireles, médico distinto, que dedicou a sua vida de clínico ás causas do bem fazer e da benemerência.
Concluindo a licenciatura em medicina pela Universidade do Porto em 1937, o Dr. Francisco Meireles radicou-se em Cabeceiras de Basto onde exerceu a sua actividade, ao longo de mais de 60 anos, de uma forma exemplar, que lhe granjeou enorme prestígio, uma profunda admiração, apreço e respeito por parte da população desta região.
Sem nunca procurar retribuições pelo seu trabalho ou outras honrarias inerentes ao estatuto de que gozava na sociedade cabeceirense, este grande médico e figura de honrado cidadão cabeceirense empenhou-se, ao longo de uma vida, em servir os mais necessitados e os que mais sofriam.
Numa época de dificuldades e ainda não existindo o Serviço Nacional de Saúde, o Dr. Francisco Meireles destacou-se também enquanto responsável pelo antigo Hospital da Misericórdia de S. Miguel de Refojos em Cabeceiras de Basto a ele se devendo, em grande parte, a construção posterior do Hospital Prof. Júlio Henriques e do novo Lar de Idosos Dr. Manuel Fraga, desta vila cabeceirense.
O seu funeral constituiu, por isso, uma grande manifestação de pesar, acompanhando o féretro largas centenas de pessoas vindas de toda a região. As exéquias fúnebres decorreram na Igreja Paroquial de S. Nicolau e os seus restos mortais foram a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.