Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2007

SECÇÃO: Formação em acção

Um pouco sobre as Tecnologias de Informação…

Ábaco Chinês
Ábaco Chinês
Actualmente, o computador torna-se cada vez mais essencial perante a nossa sociedade, seja no trabalho ou em casa, já é uma ferramenta indispensável no nosso dia-a-dia. A sua origem remonta a um passado distante, época em que o homem sentiu a necessidade de criar dispositivos e invenções mecânicas para facilitar o tratamento de dados.
Ossos de Napier
Ossos de Napier
A realização de cálculos aritméticos foi uma das primeiras necessidades de tratamento de dados, o instrumento mais antigo para realizar cálculos aritméticos simples é o Ábaco (figura 1), oriundo do Médio Oriente com indícios de que o seu aparecimento se tenha dado por volta de 3000 A.C.
Pascaline
Pascaline
Por volta de 1617 o matemático Jonh Napier inventou uma máquina construída com cilindros de osso, esta permitia a realização de multiplicações, divisões e raízes simples, e ficou conhecida como “Ossos de Napier” (figura 2). Mais tarde, em 1642 Blaise Pascal inventa a primeira máquina automática para a realização de cálculos de adição, subtracção e multiplicação, sendo seguida por Leibnitz por volta de 1694, com a sua multiplicadora.
Multiplicadora de Leibnitz
Multiplicadora de Leibnitz
Charles Babbage foi um dos principais responsáveis para o surgimento dos primeiros computadores, criou a primeira máquina automática com memória e capacidade de programação, que apenas funcionava por processos mecânicos.
Em 1880 Herman Hollerith criou uma companhia para a produção em série do seu invento que foi conceber uma máquina que através de processos electromecânicos tratasse um conjunto de cartões perfurados onde seriam registados os dados. Empresa essa que mais tarde viria a associar-se a outras, dando origem à nossa conhecida IBM (International Business Machines Corporation).
Máquina de Babbage
Máquina de Babbage
No entanto, os primeiros computadores viriam a surgir apenas por volta de 1939 com o inicio da construção de uma máquina electromecânica com a colaboração entre a Universidade de Harvard, a IBM e a marinha dos E.U.A., em 1946 a Universidade da Pensilvânia construiu o primeiro computador electrónico o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator), mais tarde em 1947 surgiu o primeiro computador a armazenar um programa interno o EDVAC (Electronic Discreet Variable Automatic Computer) onde Vou Nemann deu um contributo fundamental com o seu conceito de programa armazenado, em 1951 surgiu o primeiro computador produzido em série apenas 48 unidades o UNIVAC (Universal Automatic Computer).
Máquina de Tabulação
Máquina de Tabulação
Posto isto podemos afirmar que as Tecnologias de Informação marcaram e continuarão a marcar de forma incontestável o evoluir dos tempos, tornando-se cada vez mais importantes e inabdicáveis, como podemos constatar até neste simples jornal que estão a ler, com certeza não teria a mesma qualidade, e nunca seria tão rápida a sua execução e impressão.

Curso Técnico de Informática
Mútua de Basto
Tecnologias de Informação I

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.