Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2007

SECÇÃO: Região

Cantar os Reis e as Janeiras

foto
No próximo dia 19, Sexta-feira, decorre no Pavilhão Gimmnodeportivo de Refojos a oitava edição do Encontro de Cantares dos Reis das Escolas, uma inicitiva da Câmara Municipal, organizada pela Emunibasto e que conta com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. Esta iniciativa, que decorrerá a partir das 14h00, destinada às crianças dos Jardins de Infãncia e das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, é aberta também a toda a comunidade que queira ouvir e apreciar os pequenos cantores. Segundo uma nota distribuída pela empresa municipal, estão inscritos 17 grupos esperando-se cerca de um milhar de crianças acompanhados dos respectivos professores e auxiliares de acção educativa. Todos os grupos participantes receberão um prémio em material didáctico no valor de 60,00 €.
No dia 21 de Janeiro, domingo, também no Pavilhão de Refojos, realiza-se a décima primeira edição do Encontro/Concurso de Cantares das Janeiras, destinada à participação de grupos formais e informais de cantares e cantadores e que podem representar associações, juntas de Freguesia, clubes, ou outras entidades. De acordo com a organização são esperados cerca de trinta grupos, sendo que vinte vão participar no concurso e os restantes no encontro. Os grupos que participam no Concurso sujeitar-se-ão à avaliação segundo critérios de musicalidade, originalidade das letras e músicas, vocalização, apresentação em palco, adequação de instrumentos e trajes de acordo com as tradições da região de Basto. Os três primeiros classificados vão receber um prémio pecuniário de trezentos, duzentos e cinquenta e duzentos euros respectivamente, enquanto que os restantes ficarão classificados em quarto lugar ex-aequo recebendo cem euros, o mesmo valor que receberão os participantes no encontro.
Estas iniciativas inserem-se na política cultural do município que pretende manter vivas tradições culturais das nossas gentes e, com elas, estimular a defesa do nosso património imaterial.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.