Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2007

SECÇÃO: Concelho em acção

LIMPEZA DE BERMAS NA ESTRADA MUNICIPAL QUE SERVE AS FREGUESIAS DE GONDIÃES E VILAR DE CUNHAS

Uma brigada Câmara Municipal constituída por meia dezena de homens munidos de ferramentas e equipamentos próprios para o efeito, está a proceder a uma vasta operação de limpeza das valetas, bermas e taludes da estrada municipal que liga a Ponte de Cavez às freguesias de Gondiães e Vilar de Cunhas, numa extensão de mais de quinze quilómetros.

foto
Estas acções de conservação e limpeza das estradas municipais, devidamente programadas pela autarquia, tornaram-se, desde há uns anos a esta parte, habituais e rotineiras no concelho de Cabeceiras de Basto, e são hoje tidas pelas populações como indispensáveis para que nelas haja o mínimo de condições de mobilidade e segurança para os utentes. Tais vantagens tornam-se ainda mais evidentes quando, como no presente caso, se trata de estradas de montanha, geralmente estreitas e sinuosas, ladeadas quase sempre por vegetação espontânea de ervas, matos e arvoredo, que se desenvolve periodicamente com muita facilidade.
foto
Os moradores das aldeias, sejam de Gondiães, do Samão, Torneiro, Cunhas ou Vilar de Cunhas, são pessoas simples e generosas, que recebem os forasteiros na sua terra ou em suas casas com uma saudação amistosa e com o bairrismo que os caracteriza, sabendo sempre distinguir quem os defende e quem lhes faz bem. São, por isso, inteiramente merecedores destas pequenas benfeitorias e de muito mais, quanto mais não seja, para os compensar na distância e no isolamento a que a natureza os vetou.

foto








© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.