Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-12-2006

SECÇÃO: Opinião

UM ALMOÇO NATALÍCIO

foto
Como vem sendo hábito nesta altura do ano, a Junta de Freguesia de Cavez ofereceu almoço ao povo da 3ª idade, que este ano, 2006, ocorreu num Domingo, 17 de Dezembro.
Por volta das 11 horas, a gente começou a juntar-se no edifício do Centro Comunitário e, à hora prevista, isto é, quando recebeu ordem, foi ocupar cada um o seu lugar no grande refeitório, que ficou repleto.
Todos vestindo a sua roupa de Domingo, pois claro, era dia de festa, as quase 400 pessoas, umas altas, outras de altura média e outras baixas, (estas medidas são as de toda a Humanidade, assim somos em todo o Mundo, umas grandes, outras pequenas) preparavam-se para a refeição.
Ao fundo do grande salão, viam-se os dois padres que curam a freguesia, Reverendo José Augusto e Reverendo Jorge Agostinho, ladeados à sua esquerda pelos professores António Queirós e Albino Barroso, o primeiro em representação do PSD e o segundo em representação do Agrupamento de Escolas de Cavez, e à sua direita o Dr. Jorge Agostinho, representando a Câmara, o médico China Pereira, Presidente da Assembleia Municipal, e o Presidente da Junta, Augusto Teixeira. Vemos também o Director do BIC, Prof. José Borges. E no meio do pessoal servente de mesa, uma figura se destacava, era o Prof, José Serrão, que mesmo que ficasse sem escola, arranjava emprego em qualquer hotel!
Postas estas pessoas a trabalhar, os mais de 400 convidados foi só “muquir”!
A ementa, que constou de canja, cozido à portuguesa, carne assada com batatas e à sobremesa rabanadas, aletria e fruta, comeu-se bem, ninguém ficou com fome. No fim do repasto, foi música tocada pelos dois acordeonistas, Albino Leite e Manuel Pinto, acompanhados por um pequeno grupo coral. O povo, esse, o mais alegre meteu-se a dançar, foi alegria até à noite! Um Domingo bem passado e que para o ano haja mais!
Todas as pessoas seguiram para casa bem dispostas.
Felizmente, não aconteceu como num almoço que a Direcção do Grupo Desportivo de Cavez ofereceu aos seus jogadores e aos seus colaboradores mais directos, em Julho de 2005.
No fim desse banquete, foram dar um passeio até à praia fluvial, por lá passaram a tarde, tendo regressado ao Centro Comunitário para comer o que tinha sobrado do almoço. Cada um comeu o que lhe apeteceu, mas no fim começaram a ficar mal dispostos. Afinal, os bolos ou outro alimento, estavam dissipados e provocaram nas cerca de duas dezenas de pessoas intoxicação alimentar. Por isso, recorreram ao Hospital de Cabeceiras de Basto, onde foram carinhosamente recebidas e cautelosamente tratadas.
Perante tanto desvelo, o Sr. Alfredo Magalhães da Silva agradece, embora tardiamente, derivado a momentos de esquecimento e outros afazeres, a todo o pessoal do Hospital, com um justo e sincero Muito Obrigado!

Por: Francisco Pereira (Benfica)

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.