Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-11-2006

SECÇÃO: Região

PARQUES INFANTIS SEGUROS
Inspecção do Instituto do Desporto confirma

No passado dia 15 de Novembro, o Instituto do Desporto de Portugal e a Autoridade de Saúde Pública concelhia procedeu à inspecção de três Parques Infantis Públicos e detectou apenas uma pequena anomalia num deles. Tratava-se da qualidade da areia existente nas caixas que, segundo os técnicos daqueles organismos, não era suficientemente fina para o efeito. Problema entretanto resolvido de acordo com uma nota da Câmara Municipal.

O Parque Infantil do Campo do Seco, em Refojos, é um dos mais frequentados do concelho
O Parque Infantil do Campo do Seco, em Refojos, é um dos mais frequentados do concelho
Ora, habituados que estamos a ver, ler e ouvir, nas televisões, nos jornais, nas rádios, somente notícias que dão conta de desgraças, de defeitos, de problemas, de falhas, etc., não podemos hoje deixar de levar ao conhecimento dos nossos leitores esta boa notícia. Até porque muitos dos leitores são pais, avós ou tios que gostarão de saber que os Parques Infantis Públicos de Cabeceiras de Basto oferecem segurança para as suas crianças.
A Câmara Municipal é responsável por oito equipamentos desta natureza: o Parque Infantil do Campo do Seco; o Parque Infantil do Largo dos Conselheiros; o de Vinha de Mouros; o da Praia Fluvial de S. Nicolau; o Parque da Área de Lazer do Rio; do Parque do Mosteiro e, ainda, do, recentemente inaugurado, Parque Infantil de Vila Nune.
Nesta oportunidade quisemos saber qual o segredo dos serviços da autarquia para manter estes níveis de segurança. Falámos com o técnico responsável pelo Núcleo de Edifícios Municipais, Equipamentos, Higiene e Limpeza, Engº Pedro Sousa, que nos assegurou, estarem definidos e perfeitamente calendarizados procedimentos concretos, tendo em vista assegurar a maior segurança. Todas as semanas são vistoriados, pelo menos uma vez, os oito Parques Infantis Públicos, registadas as eventuais anomalias e reparadas em tempo útil que, em muitos casos, é o próprio dia. De referir que cada Parque têm um livro de manutenção onde constam as suas características, os equipamentos instalados e onde são registadas as visitas, inspecções, vistorias e todas as anomalias, reparações ou outras intervenções, efectuadas. Desta forma existe um controlo muito rigoroso das condições de segurança dos Parques.
Fomos ainda informados que esta foi uma das várias inspecções realizadas e que levou as autoridades a passar por todos os Parques Públicos.
Não há registo de acidentes provocados pelos equipamentos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.