Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2006

SECÇÃO: Espaço Europeu

2006 –Ano Europeu da Mobilidade

foto
Um milhão de ofertas de emprego

A mobilidade profissional, seja mobilidade geográfica – poder procurar e desenvolver um trabalho noutra região ou noutro país – seja mobilidade funcional (entre empregos), é uma mais valia importante na procura de um emprego ou de um melhor emprego. Mas a mobilidade entre trabalhadores nem sempre é fácil, uma vez que continuam a existir obstáculos burocráticos, culturais, linguísticos. Na União Europeia a duração média de um emprego é de 10 anos e meio, nos Estados Unidos é de 6 anos e meio
Os números na Europa são reveladores: apenas cerca de 2% dos europeus vivem num país da UE diferente do da sua origem. Segundo um estudo recente da Comissão Europeia, o emprego não é, de resto, a motivação principal para a mobilidade: 30% das pessoas mudam de país por razões amorosas ou familiares; 25% por razões profissionais; e 24% fazem-no em busca de melhor qualidade de vida.
Num momento em que a UE quer mais crescimento e emprego, é importante ajudar os trabalhadores a mudarem de país ou de sector de actividade. Para isso foi lançado um site, na Internet, onde on line pode encontrar um milhão de ofertas de emprego em 28 países da Europa. http://europa.eu.int/eures

Dúvidas

Em caso de mudança de país, sou obrigado a solicitar uma autorização de residência?
Se espera ficar no máximo até três meses, não há necessidade de fazer esse pedido. Para estadias mais prolongadas, deverá então requerer uma autorização de residência. Deve fazê-lo o mais cedo possível, para ver rapidamente a sua situação regularizada.

Como poderei obter uma autorização de residência?
Deverá começar por requerer a autorização de residência junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Para ter a autorização, terá de apresentar: passaporte ou bilhete de identidade válidos; recursos financeiros suficientes; seguro de doença; fotografias a cores actualizadas.

A autorização de residência é extensível à minha família?
O direito de residência é também extensível à sua família. Estão assim abrangidos o cônjuge, os filhos com menos de 21 anos ou a seu cargo, bem como os seus ascendentes e do cônjuge a seu cargo.

Tenho direito a assistência social?
A possibilidade de trabalhar noutro país da UE confere o direito a todo o agregado familiar a usufruir da maioria dos benefícios sociais.

Se mudar de país, preciso de mudar a carta de condução?
Até 1 de Julho de 1996 era obrigatório trocar de carta de condução no prazo de um ano aquando da mudança de residência. A partir dessa data, deixou de existir essa obrigação, sendo a troca de carta de condução facultativa, podendo a pessoa fazê-lo se for do seu interesse.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.