Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-10-2006

SECÇÃO: Última Página

Cemitério de Refojos foi ampliado

Uma cerimónia simples realizada no dia 29 de Outubro assinalou a inauguração das obras de ampliação do Cemitério de Refojos, freguesia sede do concelho que nos últimos anos tem registado um aumento significativo da densidade populacional, justificando assim a necessidade de aumentar este cemitério municipal.

O Presidente da Câmara explicou aos presentes o projecto da beneficiação do cemitério de Refojos
O Presidente da Câmara explicou aos presentes o projecto da beneficiação do cemitério de Refojos
As obras realizadas e agora inauguradas pelos Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, Joaquim Barreto e Francisco Alves, respectivamente, implicaram a construção de um patamar inferior cujos trabalhos no valor de 178 mil euros, incidiram em movimentos de terra, na construção de muros em granito, na pavimentação do espaço e na construção de redes de águas pluviais para drenagem do solo.
Na ocasião e perante autarcas e população em geral que ali se deslocou, Joaquim Barreto disse tratar-se de um investimento importante para o concelho uma vez que o aumento de população registado na última década impunha a realização desta obra com 1524 m2 e com capacidade para 180 jazigos individuais e 8 jazigos com capela.
O autarca disse ainda, que esta é uma primeira fase do projecto que se pretende para aquele local e que posteriormente será alvo de um arranjo urbanístico em toda a zona envolvente. Um investimento que ronda os 202 mil euros e que visa, numa segunda fase, a intervenção em toda aquela área da vila, onde se encontra localizado também o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros.
As obras a realizar futuramente, implicam movimentos de terra, construção de muros, pavimentos, ajardinamentos, colocação de mobiliário urbano, construção de redes de águas pluviais e também de infra-estruturas eléctricas, transformando toda aquela área num local mais frequentado, mais iluminado, menos solitário. Uma vez executado, o arranjo urbanístico daquele espaço envolvente ao Cemitério de Refojos vai contribuir para a valorização daquela zona sobranceira à vila de Refojos, valorizando-a e transformando numa zona mais aprazível.
O  Pároco  de Refojos, Fernando Castro, procedeu à benção desta obra
O Pároco de Refojos, Fernando Castro, procedeu à benção desta obra




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.