Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-10-2006

SECÇÃO: Espaço Europeu

Lutar contra o desperdício de energia

Poupar 20 % da energia que actualmente consome até 2020. Este é o principal objectivo da Comissão Europeia e do seu Plano de Eficiência Energética. Segundo a Comissão, a União Europeia desperdiça cerca de 100 mil milhões de euros anuais em energia.

foto
O que fazer para combater o desperdício? A Comissão elaborou um Plano onde propõe novas normas em matéria de eficiência, nomeadamente acções destinadas a aumentar a eficiência energética dos electrodomésticos (como frigoríficos e aparelhos de ar condicionado a bombas e ventiladores industriais) dos edifícios, dos transportes e da própria produção de energia.
A ideia é eliminar do mercado os produtos que consomem demasiada energia, informar os consumidores sobre os produtos mais eficientes, definir normas mínimas de rendimento para os edifícios novos e renovados e promover os edifícios com um consumo de energia muito baixo. Podem também ser realizadas poupanças através da redução do consumo de combustível dos automóveis, desenvolvendo mercados para veículos mais limpos e melhorando a eficiência, em geral dos transportes urbanos, ferroviários, marítimos e aéreos.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.