Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-09-2006

SECÇÃO: Região

Na Pista de Pesca de Cavez- Cabeceiras de Basto
PORTUGAL SAGRA-SE CAMPEÃO DO MUNDO EM PESCA DESPORTIVA-SENHORAS

Portugal sagrou-se no dia 15 de Setembro, campeão do mundo de pesca desportiva na categoria de senhoras. Secundado pelas selecções da Hungria e Itália, que se posicionaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A prova realizada na Pista de Pesca Desportiva de Cavez, em Cabeceiras de Basto, Sexta e Sábado, reuniu treze equipas, em representação de outros tantos países como África do Sul, Alemanha, Croácia, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Sérvia, Polónia, República Checa, Eslovénia, Espanha e Portugal. Também na classificação individual foi a equipa nacional que arrecadou as primeiras posições, através das atletas Fátima Ferreira e Virgínia Ferreira logo seguidas da Francesa Hawryhuk Isabelle. Setenta e oito atletas, vinte e seis capitães, setenta e cinco fiscais da Federação Internacional de Pesca Desportiva, comitivas acompanhantes e numeroso público contribuíram para o êxito deste evento, que colocou Cabeceiras de Basto no centro das atenções do mundo desta modalidade desportiva.
Em estreita colaboração com a Federação Portuguesa e com a Associação Regional do Norte de Pesca Desportiva, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Junta de Freguesia de Cavez e o Cavez, Clube de Caça e Pesca proporcionaram um programa cultural complementar que deliciou as delegações estrangeiras quase todas instaladas em alojamento de Turismo de Habitação / Rural, desta Região.
Na cerimónia de encerramento desta prova internacional estiveram presentes o representante da Federação Internacional de Pesca Desportiva, o Governador Civil do Distrito de Braga, o Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, outras autoridades regionais e locais e muito público.

Fátima Ferreira consagrou-se Campeã Mundial da Pesca Desportiva
Fátima Ferreira consagrou-se Campeã Mundial da Pesca Desportiva
De todas as intervenções feitas no acto protocolar referido, ficou a nota da excelente organização do evento, do enorme sucesso desportivo alcançado e ainda da simpatia das gentes da terra anfitriã deste XIII Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em Água Doce para senhoras.
Vincada ainda a aposta da Autarquia Cabeceirense nesta organização, por um lado com a criação das condições físicas e infra-estruturas que possibilitaram a realização desta prova neste concelho e, por outro lado, agarrando uma excelente oportunidade de obter um retorno económico e turístico de grande significado. O próprio Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto realçou repetidamente esse facto de aproveitar e potenciar os recursos naturais promovendo e projectando o nome do concelho “cujo investimento com repercussões ao nível do desporto e do turismo de montanha e ecológico que é determinante para o desenvolvimento desta região”. Na ocasião, o Presidente da Câmara referiu também que tudo fará para melhorar esta infra-estrutura desportiva dotando-a de condições necessárias para acolher provas de maior dimensão.

Uma ideia, um projecto, uma Pista de Pesca das melhores da Europa

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, com o apoio e a colaboração da Junta de Freguesia, do Cavez Clube de Caça e Pesca, levou a cabo em 2001 a construção de uma Pista de Pesca Desportiva, na margem direita do Rio Tâmega, naquela localidade. Trata-se de uma infra-estrutura lúdica-desportiva com 2 quilómetros de comprimento, ao longo dos quais foram instalados 120 pesqueiros, desfrutando de condições técnicas de pesca excepcionais que a colocam ao nível das melhores do país e da Europa.
A envolvência com a natureza, dada a sua localização privilegiada, a que se associam a hospitalidade destas gentes, os valores das tradições seculares e a sua apreciada gastronomia, têm conquistado a confiança, o interesse e a simpatia dos amantes desta modalidade desportiva. De tal modo que a Pista de Pesca Desportiva de Cavez entrou já na rota e nos hábitos de centenas de pescadores nacionais e estrangeiros.

13 Selecções participaram na prova
As atletas participantes em plena prova
As atletas participantes em plena prova

As condições soberbas desta infra-estrutura têm, com efeito, atraído várias provas de pesca de âmbito regional, nacional e internacional. Em 2004 esta Pista de Cavez foi palco, igualmente, de uma prova mundial idêntica à que teve lugar nos dias 15 e 16 de Setembro do corrente ano.
Realizou-se aqui o XIII Campeonato do Mundo Seniores Femininos em Água Doce, com a participação de 13 selecções oriundas de França, Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Alemanha, Polónia, Sérvia, África do Sul e Portugal.
A prova iniciou-se dia 15, Sexta-feira, pelas 10h30m, prolongando-se até às 13h30m do dia seguinte. No dia 16, Sábado, pelas 16 horas, decorreu, no Largo do Souto, na vila de Cavez, a entrega dos troféus aos vencedores, bem como a cerimónia oficial de encerramento da prova.

Desporto e turismo de mãos dadas

Este evento desportivo, assim como outros que já têm sido efectuados nesta Pista de Pesca, têm contribuído, naturalmente, não só para o fomento e a divulgação desta modalidade desportiva, mas também para a valorização e a promoção das potencialidades naturais, como sejam os rios, as paisagens verdes, os recursos animais e vegetais e os produtos genuínos locais.
Convergindo ainda a Cabeceiras de Basto perto de 5000 pessoas, desde atletas a técnicos, acompanhantes e elementos responsáveis pelas comitivas, a que se juntou um grande número de adeptos espalhados, especialmente pelo Norte do país, esse facto traz uma mais valia importante para o turismo.
Pista de Pesca Desportiva de Cavez, uma das melhores da Europa
Pista de Pesca Desportiva de Cavez, uma das melhores da Europa
Este “boom” os investimentos feitos têm, por isso, um retorno assinalável ao nível da economia local e regional que justificam a aposta neste e noutros projectos inovadores que a Autarquia Cabeceirense tem concretizado nos últimos anos para fazer face aos desafios do desenvolvimento do Município e da melhoria das condições de vida das populações.

150 Provas de Março a Outubro

De referir que a Pista de Pesca Desportiva de Cavez acolhe anualmente cerca de 150 provas que envolvem, em média, 40 atletas por prova e decorrem todos os fins-de-semana [Sábado à tarde e Domingo de manhã] de Março a Outubro. A maioria das provas que se realizam são nacionais e regionais. A Pista acolhe provas como, o Campeonato Nacional Individual da 1ª, 2ª e 3ª divisão nas categorias seniores, juvenis, esperanças e de senhoras. Realizam-se ainda provas no âmbito do Campeonato Nacional de Clubes, do Campeonato Regional Individuais nas categorias seniores, juvenis, esperanças e senhoras entre outros concursos nacionais promovidos por diferentes Clubes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.