Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2006

SECÇÃO: Desporto

A CAMINHADA PELA LEVADA DA ALDEIA
DE CUNHAS ATÉ MOIMENTA…

Os caminhantes percorrendo a Levada
Os caminhantes percorrendo a Levada


No dia 15 de Julho, a Associação Recreativa de Moimenta (ARM), com o apoio da Câmara Cabeceirense e da Junta de Freguesia de Cavez, proporcionou aos cerca de cento e cinquenta caminhantes inscritos, na caminhada pela levada da aldeia, um dia agradável de salutar convívio com a mãe Natureza.
O ponto de encontro deu-se bem cedinho pelas 8h00 da manhã, no Centro Comunitário da Freguesia de Cavez, onde todos os participantes receberam a sua t-shirt, o seu cartão de identificação, um boné para se protegerem do sol e ainda uns brindes de participação oferecidos gentilmente pela organização. Antes de iniciar o longo percurso de 12Km, os presentes tomaram o pequeno-almoço no Centro Comunitário, de forma a partirem cheios de energia e boa disposição.
Convívio na Praia Fluvial de Cavez
Convívio na Praia Fluvial de Cavez
Às 9h00 os caminhantes foram transportados em autocarros até ao local da partida, no lugar de Cunhas. Pelo caminho foram-se ouvindo as recomendações da organização: bebam água nos postos de abastecimento, façam pequenas pausas quando sentirem necessidade, não se afastem dos vossos companheiros de percurso e, principalmente, sigam atentamente as fitas vermelhas de sinalização do troço.
Deu-se então a partida pedestre. Acompanhados por um sol radiante os participantes desfrutaram de magníficas paisagens caminhando tranquilamente num troço de terra batida até ao primeiro e merecido “posto” de abastecimento instalado na Casa Florestal dos Madeiros. À sua espera estava uma jovem e dinâmica equipa da ARM que fornecia água fresca e fruta.
Após a primeira pausa, a caminhada prosseguiu com uns quilómetros pela frente que nos distanciavam da segunda etapa, a Ribeira de Moimenta, local onde estaria montado um outro posto de abastecimento. Chegados, à já ansiada Ribeira, o percurso tornou-se mais fresco, pois acompanhava as límpidas águas que corriam. A paisagem não parava de surpreender aqueles que nunca ali tinham passado, dada a sua beleza natural.
O troço da Ribeira de Moimenta seguiu pela Levada até a Pista de Pesca Desportiva de Cavez. Foi o troço que exigiu maior destreza, agilidade e muita atenção dada a sua irregularidade, mas a ajudar os caminhantes estavam membros da organização para auxiliar nos locais mais difíceis.
Contacto entre os caminhantes e a natureza
Contacto entre os caminhantes e a natureza
Um percurso que ficou marcado pela confraternização das várias gerações presentes nesta iniciativa, uma vez que os mais novos tiveram o privilégio de ouvir através dos “crescidos” um pouco da história da levada e a forma como esta era utilizada na rega dos campos da aldeia sempre que havia falta de água.
Continuando o percurso destinado, chegamos à Pista de Pesca de Cavez, onde, olhando em frente se anteviam alguns quilómetros até a Praia Fluvial de Cavez, local que esperava um refrescante banho e um merecido almoço.
Já com o final à vista, os caminhantes, cada um a seu ritmo foram atingindo a meta dos 12Km percorridos. Aqui se encontravam os simpáticos jovens da organização a anotarem os números de chegada e desta forma confirmando que todos tinham terminado esta caminhada ao longo da levada da aldeia.
Descida do rio
Descida do rio
Após um refrescante duche (para aqueles que optaram pelos balneários da Praia Fluvial) ou banho (para aqueles que mergulharam no rio), a organização proporcionou um agradável churrasco servido no espaço verde da Praia onde todos repousaram e continuaram o convívio ao som de um grupo convidado. Nesta altura o cansaço desapareceu e deu lugar a uma tarde de grande animação popular.
Mais do que um reencontro com a mãe Natureza, esta jornada relembrou as raízes, as tradições, os hábitos saudáveis de vida e garantiu um convívio entre gerações muito enriquecedor…. Foi aquilo a que se chama “um grande dia”.





No início da caminhada
No início da caminhada



A caminho da aldeia
A caminho da aldeia














© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.