Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Região

Município promove hábitos de leitura nas Praias Fluviais

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem a partir do dia 3 de Julho, um novo serviço ao dispor dos munícipes, sobretudo das camadas mais jovens da população deste concelho. Referimo-nos à Biblioteca de Praia, uma estrutura móvel, que durante os meses de Julho e Agosto, leva junto dos veraneantes que visitam as praias fluviais do concelho, a possibilidade de acederem à leitura de várias publicações sem ter que abdicar dos banhos de sol.

A Biblioteca Itinerante desloca-se nos meses de Julho e Agosto às Praias Fluviais do concelho
A Biblioteca Itinerante desloca-se nos meses de Julho e Agosto às Praias Fluviais do concelho
As praias fluviais de Cavez, S. Nicolau, Bucos, Caneiro, Poço de Frade, Oural e Ranha, fazem parte do itinerário desta viatura, que tem como tarefa fazer deste locais, espaços de lazer e de animação cultural, ao mesmo tempo que se promove a leitura e se valoriza e qualifica a população.
Um projecto dinamizado pela Biblioteca Municipal, que consiste em fazer percorrer por aquelas estâncias balneares a biblioteca itinerante, disponibilizando livros a todos aqueles (crianças, jovens ou adultos) que nem sempre têm a disponibilidade para se deslocar quer ao edifício da Biblioteca situada no Arco de Baúlhe, quer ao pólo localizado na Casa Municipal da Cultura, em Refojos.
Apetrechada de livros, jornais e revistas, a Biblioteca de Praia promove a leitura gratuita e a realização de várias actividades tendo em vista incutir o prazer de ler, as artes plásticas, os ateliers pedagógicos, a hora do conto, as actividades desportivas, não esquecendo a educação ambiental.
A Biblioteca Móvel está devidamente apetrechada com livros e audiovisuais
A Biblioteca Móvel está devidamente apetrechada com livros e audiovisuais
A Biblioteca de Praia instalar-se-á pelo menos uma vez por semana em cada praia, com entrada em funcionando a partir das 14h30m.
Ao promover esta iniciativa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a contribuir para dinamizar os espaços balneares existentes no concelho, ao mesmo tempo que ocupa de forma salutar os tempos livres, valoriza e qualifica as gentes de Basto.
Ainda no âmbito do programa de animação de verão agendado para as Praias Fluviais, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através do Gabinete de Apoio ao Associativismo e à Juventude (GAJUVE), está a dinamizar sessões de capoeira, direccionadas sobretudo para os mais jovens. Uma iniciativa que decorre, igualmente, durante os meses de Julho [2 – Poço do Frade, 15 - Bucos e 20 de Julho - Cabeceiras –S. Nicolau] e de Agosto [4 – Caneiro, Arco de Baúlhe, 18 – Cavez e 20 de Agosto – Ranha, Refojos], neste concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.