Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2006

SECÇÃO: Região

Em França
Geminação entre as vilas de Quincieux e Cavez festeja 1º aniversário

A União Luso-Francesa Terras de Basto Val de Saône assinalou no dia 10 de Junho o primeiro aniversário da celebração do acordo de Geminação estabelecido entre as vilas de Quincieux, Lion [França] e de Cavez, Cabeceiras de Basto [Portugal].

O Rancho Folclórico de Neuville Sûr Saône em plena actuação
O Rancho Folclórico de Neuville Sûr Saône em plena actuação
Uma iniciativa que contou com a presença de uma delegação portuguesa, constituída pelo Presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Boticas, pelo Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto e pelo representante da Assembleia Municipal Cabeceirense, Dr. Mário Machado, que ali se deslocaram para participar nesta iniciativa que assinalou o primeiro aniversário da união dos dois povos e desta forma, estreitou laços de amizade e de cooperação.
A festa começou com a actuação do Rancho Folclórico de Neuville-Sûr-Saône, seguido da actuação das dançarinas “Chiquitas de Jassans”, que animaram o público presente proveniente de várias localidades daquela região francesa.
Seguiu-se uma breve cerimónia protocolar na qual estiveram presentes, além dos autarcas de Cabeceiras de Basto e do presidente da União Luso Francesa, o presidente das Federações Luso Francesas, o Presidente da Câmara de Quincieux, assim como, o Cônsul Português em Lion.
Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia de Cavez, agradeceu o amável convite formulado e disponibilizou-se a continuar a colaborar para que a amizade encetada por estes dois povos se solidifique cada vez mais. Disse ainda estar em curso o processo de formalização oficial de geminação na vila de Cavez, em Agosto próximo. O Presidente da Câmara de Quincieux mostrou-se muito satisfeito com a presença da comitiva Cabeceirense, assim como com o dinamismo, o trabalho e o envolvimento dos portugueses na sociedade francesa, motivos que o levaram a empregar na sua empresa muitos portugueses [alguns deles provenientes da freguesia de Cavez] facto que ao longo dos anos tem contribuído para consolidar a imagem positiva que tem deste povo, pelo qual desenvolve especial carinho e admiração. Nesta cerimónia ficou ainda acordado a deslocação dos franceses a Portugal, para aqui proceder á formalização do protocolo de geminação encetado pelos dois municípios.
Também o presidente das Federações Luso Francesas mostrou igual apreço pelo trabalho que tem sido desenvolvido por esta jovem associação em prol da integração dos portugueses, felicitando ainda as duas vilas pelo primeiro aniversário da geminação estabelecida.

Prestar serviços às comunidades portuguesas
O Presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, na sua intervenção, agradeceu o convite formulado para assistir à cerimónia comemorativa do primeiro aniversário de geminação destas duas vilas. Aproveitou a ocasião para dar os parabéns às colectividades e à comunidade portuguesa que aderiu ao evento. Referiu ainda que o Município de Cabeceiras de Basto se associa a este evento, o que já fez aquando da realização da geminação entre as duas vilas no ano transacto, pois entende que esta aproximação resulta de uma relação muito forte entre as pessoas, muitas delas unidas através de uma empresa que há longos anos vem acolhendo os portugueses e dando-lhes trabalho. Por isso deixou uma palavra de apreço ao autarca e empresário, presidente de Quincieux, Bernard Fontanel. Disse ainda que esta geminação tem sido muito bem acompanhada pela União Luso francesa que tem um objectivo social, cultural, mas também de proximidade e de prestação de serviços. Joaquim Barreto, disse também que será possível, ainda no decurso deste ano, com os meios informáticos estabelecer contacto com o Município de Cabeceiras de Basto. A Câmara de Cabeceiras de Basto continuará a apoiar a associação porque entendemos que serve para apoiar as pessoas. È isso que estamos a procurar por em prática, de preferência até ao final do ano.
Deixou uma palavra de apreço ao presidente da federação das associações, que através da sua acção, contribui para que se criem novas amizades, se fomente o convívio e a confraternização entre todos os que estão envolvidos nas várias colectividades. Agradeceu ainda a presença do Cônsul de Portugal em Lion, neste encontro, sinal de que o Governo Português está próximo das suas comunidades dando-lhes o apoio de que precisam. Por fim, agradeceu a todos os que tornaram possível a realização desta cerimónia e desta festividade e manifestou a total disponibilidade para continuar a colaborar neste processo que contribui para aproximar os povos e desta forma garantir o bem-estar das comunidades.
O Cônsul de Portugal em Lion, por sua vez, encerrou a cerimónia disponibilizando-se de igual forma para colaborar com todos os portugueses que procurem este organismo, enaltecendo a realização desta iniciativa numa data tão especial como é o Dia de Portugal e das Comunidades.
A música envolveu os participantes num salutar e animado convívio
A música envolveu os participantes num salutar e animado convívio
Ainda no decurso desta cerimónia, representantes do Grupo Santander, ofereceram à associação o equipamento desportivo para a prática de futebol, oferta esta, que o registou o agrado de todos.
A festa prosseguiu com um jantar convívio entre portugueses e franceses, cuja confecção envolveu dirigentes e amigos desta associação, divulgando também a gastronomia e a cultura popular de Portugal. A noite terminou com um espectáculo musical animado pelo grupo Norte Sound.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.