Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

Vila Nune
Conselho Directivo compra cisterna adaptada para incêndios

A nova cisterna em plena actuação
A nova cisterna em plena actuação
O Conselho Directivo de Baldios de Vila Nune procedeu no dia 21 de Maio, à demonstração pública da cisterna adaptada ao combate de incêndios florestais ou urbanos que recentemente adquiriu. Trata-se de um equipamento que tem como objectivo retardar os incêndios através de uma primeira intervenção, impedindo que os mesmos se propaguem e desta forma, permitindo agir atempadamente e assim “salvar” a floresta.
A nova cisterna tem quatro saídas de água, estando duas mangueiras operacionais e adaptadas com agulhetas para várias formas e velocidades. Comporta 3000 litros de água, com 8500 quilos de pressão e trabalha com o hidráulico do tractor e como opção o travão hidráulico.
O investimento com este novo equipamento, agora ao dispor da população da freguesia de Vila Nune, rondou os 8000 Euros que resultaram de uma verba proveniente da venda de pinhal daquele baldio.
Na ocasião, o Conselho Directivo de Baldios presidido por Avelino Sousa, que é também Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nune, realizou um simulacro com o apoio dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, num terreno baldio, com alguma inclinação, com lenha e manta florestal morta, estreando desta forma a nova cisterna.
Uma demonstração a que assistiu a população local que ouviu com atenção as explicações dadas pelos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses presentes, que na ocasião afirmou, sentir-se mais protegida dos incêndios florestais, garantindo que desta forma as suas casas e terrenos estão a salvo.
Na cerimónia estiveram ainda presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, o Presidente da Direcção e o comandante dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, nomeadamente, Dr. Jorge Machado e Duarte Ribeiro e também, José Dias, Filipe Basto e Francisco Pereira, presidentes dos Conselhos Directivos de Baldios de Refojos, Abadim e Moimenta, respectivamente.
Patrícia Lousada

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.