Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

Convívio de antigos combatentes
Encontro anual da 2ª Companhia do Batalhão 5015

Cabeceiras de Basto acolheu no dia 20 de Maio, o oitavo encontro da 2ª Companhia do Batalhão 5015.

Deposição de flores junto ao Monumento dos Combatentes, em Refojos
Deposição de flores junto ao Monumento dos Combatentes, em Refojos
Tratou-se de uma iniciativa que teve como objectivo reunir os “velhos” “companheiros de guerra e de vida” que prestaram serviço militar na 2ª Companhia do Batalhão 5012, proporcionando-lhes uma jornada de salutar confraternização em Terras de Basto. As experiências vividas na guerrilha militar, marcaram estes homens para a toda a vida. Carências, dificuldades, desesperos, obrigaram centenas de jovens a crescer mais depressa, tornando-se pessoas mais duras e mais residentes, contribuindo, ao mesmo tempo, para criar um forte espírito de amizade e companheirismo que não se desvaneceu ao longo do tempo e que anualmente se renova.
Este ano, o Encontro da 2ª Companhia do Batalhão 5015, realizou-se em Cabeceiras de Basto com um programa recheado, que se iniciou pela manhã, com concentração dos participantes na Praça da República, seguindo-se a celebração de uma eucaristia na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Finda a eucaristia, os participantes no encontro, acompanhado por familiares, dirigiram-se ao Monumento ao Combatente eregido na Avenida Cardeal D. António Ribeiro, onde depositaram duas coroas de flores, lembrando de forma emotiva todos os combatentes que faleceram em combate.
A jornada prosseguiu com uma visita ao Museu da Lã, em Bucos, aldeia da serra da Cabreira, onde os participantes puderam observar e conhecer os hábitos de um povo que teima em manter vivas as suas raízes, preservando-as e divulgando-as. O dia ficou ainda marcado pela realização de um almoço convívio entre todos, na freguesia de Abadim, após o qual foi promovida animação musical com os cantares ao desafio e uma demonstração de Jogo do Pau de Bucos, encerrando esta jornada anual de reencontro, convívio e confraternização.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.