Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-04-2006

SECÇÃO: Formação em acção

JOGOS SEM FRONTEIRAS - De Iguais para Iguais

As duas Instituições participantes
As duas Instituições participantes
Durante o tema de vida, além de elaborar um livro o grupo/equipa pedagógica decidiu dedicar um dia aos deficientes, uma vez que, após a análise elaborada sobre esta problemática no nosso concelho, concluiu-se que os deficientes são o grupo principal de exclusão social. Para tal, pensou-se em vários jogos que se adaptassem às suas condições físicas e psicológicas. Realizaram-se seis jogos, todos feitos manualmente por nós, em que o objectivo era salientar a dificuldade que aparece quando se tenta realizar várias actividades com pessoas portadoras de deficiência, deste modo, analisou-se os diferentes tipos de deficiência, seus obstáculos e capacidades.
As equipas em plena prova
As equipas em plena prova
Desta forma, criou-se um mecanismo de combate à desigualdade social, demonstrando que os utentes tinham muitas competências deixando-nos muito surpreendidos.
A A.S.C.U.D.T (Associação Sócio-cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes) ganhou os Penaltis, Arrebenta Balões e Acerta no Balde, a Fundação A. J. Gomes Cunha ganhou a Construção do Puzzle, o Tiro ao Alvo, e a Casa das Figuras Geométricas. Não houve vencedores nem vencidos, no final, houve a entrega de uma pequena lembrança aos participantes realizada por nós (uma moldura em cortiça com um poema sobre a exclusão social) e um troféu a cada equipa em madeira.
foto
De seguida, promoveu-se um almoço de convívio na Fundação para todos, onde no final os presidentes fizeram um pequeno discurso e nos ofereceram uma pequena lembrança feita por eles.
Lembrança oferecida a todos os presentes
Lembrança oferecida a todos os presentes
Para terminar este dia inesquecível, levamos a A.S.C.U.D.T a visitar o Mosteiro de S.Miguel em Refojos, para deste modo, conhecer um pouco melhor a nossa terra.
Em suma, podemos concluir que esta actividade, por um lado, foi extremamente importante para analisar a deficiência e, por outro, muito gratificante na medida em que realizamos uma actividade pioneira com este público-alvo que, diariamente, é confrontado com a exclusão social, promovendo um dia diferente, alegre e de aprendizagem.
Troféu: Uma vitória à Igualdade
Troféu: Uma vitória à Igualdade
Aqui deixamos um agradecimento à EMUNIBASTO pela cedência do Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, às Instituições participantes, a todos os presentes, à equipa pedagógica bem como à Mútua de Basto, pois sem estes parceiros, não era possível realizar-se este dia que tanto nos orgulhou.

Almoço convívio na Fundação A.J.Gomes da Cunha
Almoço convívio na Fundação A.J.Gomes da Cunha

Curso de Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos - Mútua de Basto

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.