Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2006

SECÇÃO: Região

Em Cabeceiras de Basto
Crianças assistem a palestra sobre Medula Óssea

Cerca de duas centenas de crianças dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Cabeceiras de Basto, mais propriamente de Refojos e do Arco de Baúlhe, deslocaram-se no dia 27 de Março, ao Salão Multiusos do Edifício do Mercado Municipal para aí assistirem a uma palestra intitulada “Medula: A Fábrica da Vida”.

Vários cabeceirenses deslocaram-se ao Mercado para doar medula óssea
Vários cabeceirenses deslocaram-se ao Mercado para doar medula óssea
Uma iniciativa, promovida no âmbito do Projecto Educação para a Saúde, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Empresa Municipal EMUNIBASTO, que contou com a colaboração do Centro de Histocompatibilidade do Norte, e durante o qual estiveram presentes técnicos de saúde deste organismo que proporcionaram ao público jovem presente uma sessão de esclarecimento em que se abordaram vários temas, tais como, a constituição do sangue humano, a importância da medula óssea e a leucemia, doença grave que precisa da solidariedade de grande número de pessoas para um combate eficaz.
Segundo informação divulgada, pretendeu-se, com esta palestra, sensibilizar a comunidade escolar para o sector da saúde, assinalando-se a importância da doação de medula óssea, enquanto recurso para salvar vidas. Foram apresentados vários métodos de recolha de medula e os técnicos daquele Centro de Histocompatibilidade prestaram também esclarecimentos acerca do assunto, numa perspectiva educativa e de formação cívica.
Em simultâneo, decorreu uma recolha de sangue junto de muitos voluntários que poderão vir a ser possíveis dadores de medula óssea, contribuindo, desta forma, para o aumento da esperança de vida de todos aqueles que necessitam ou venham a necessitar de transplante de medula.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.