Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2006

SECÇÃO: Região

Em Cabeceiras de Basto - Governo Civil de Braga reuniu
Comissão do Conselho Coordenador Distrital de Educação e Cultura, Juventude e Desporto

Cabeceiras de Basto serviu, no dia 29 de Março, de cenário para a reunião de trabalho da Comissão do Conselho Coordenador Distrital Educação e Cultura, Juventude e Desporto, organizada pelo Governo Civil de Braga.
Segundo informação divulgada, o encontro que decorreu no Auditório Municipal Ilídio dos Santos desta vila, teve como intervenientes a Directora Regional de Educação do Norte, Dra. Margarida Moreira, o Governador Civil do Distrito de Braga, Dr. Fernando Moniz e o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, numa sessão que contou com a presença de várias individualidades da região, entre as quais, o Delegado Distrital do INATEL, o Coordenador Educativo de Braga e a Delegada Regional da Cultura do Norte.

O Presidente da Câmara de Cabeceiras, o Governador Civil de Braga e a Directora Regional de Educação presidiram à reuniã
O Presidente da Câmara de Cabeceiras, o Governador Civil de Braga e a Directora Regional de Educação presidiram à reuniã
Educação em destaque

Foram abordadas questões relacionadas com a Educação, nomeadamente, as medidas e as propostas em curso do Ministério da Educação, tais como a introdução do ensino do inglês no primeiro ciclo do ensino básico, o fecho de escolas com menos de 10 alunos e o projecto de criação de escolas a tempo inteiro. Na ocasião, a Drª Margarida Moreira, Delegada Regional da Educação do Norte, referiu que as medidas em causa implicam o estabelecimento de parcerias entre o Ministério e as autarquias, no sentido de dar um contributo fundamental para a aplicação das políticas definidas, tendo em vista obter uma melhor educação. A criação de refeitórios, o aumento dos subsídios para transportes escolares e o arranjo das infra-estruturas das escolas existentes foram, também, temas abordados nesta reunião, na qual se pretendeu debater assuntos actuais e de interesse à escala distrital.



O “Desporto e a Segurança dos Atletas” foi outra das questões abordadas nesta sessão, pela Delegada Regional do Instituto Nacional do Desporto, Dr.ª Ana Paula Pinheiro, que assinalou a importância do desporto no desenvolvimento integrado dos jovens e considerou fundamental a sua prática desde o 1º ciclo, não só pelo facto de contribuir para o bem-estar físico das crianças, como também para o desenvolvimento da sua capacidade de abstracção. Referiu ainda que Portugal está na cauda da Europa em termos de aposta no desporto escolar, realidade que urge mudar. Além do desporto escolar, a Dr.ª Ana Paula Pinheiro realçou ainda, o trabalho desenvolvido por clubes e associações desportivas no distrito que nem sempre é reconhecido e apoiado. Salientou também a questão da segurança dos atletas, que nem sempre são as mais apropriadas, havendo por isso necessidade de alterar esta situação e aplicar melhor os apoios concedidos pelas autarquias. Em suma, o desporto é uma mais valia para a sociedade e como tal é necessário uma aposta a curto prazo, para que os jovens possam fruir de um desenvolvimento integrado e de um sistema educativo abrangente, direccionado para as várias vertentes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.