Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2006

SECÇÃO: Região

“Passeio Público” em directo de Cabeceiras de Basto

O Rancho de S. Nicolau foi um dos intervenientes do program
O Rancho de S. Nicolau foi um dos intervenientes do program
A Rádio Difusão Portuguesa, Antena 1, transmitiu directamente de Cabeceiras de Basto, no passado dia 19 de Março, o Programa “Passeio Público”.
Uma iniciativa desta estação pública de rádio, que tem como objectivo principal dar a conhecer as potencialidades das diversas localidades de Portugal.
Com um figurino que consiste em sair do estúdio de gravação e “partir” à descoberta do que as terras de Norte a Sul do país apresentam de melhor, a equipa constituida por dois técnicos de som [Paulo e Jorge Martins], pelos apresentadores Paula Castelar e Edgar Canelas e pela produtora Gertrudes Marçal, permaneceu em Cabeceiras de Basto nos dias 18 e 19 para conhecer melhor esta terra e esta gente.
Duas horas de programa para falar sobre  Cabeceiras de Basto
Duas horas de programa para falar sobre Cabeceiras de Basto
A transmissão do programa decorreu entre as 13 e as 15 horas, no Salão Multiusos do Mercado Municipal, perante uma plateia de mais de cem pessoas que ali se deslocaram para ver em directo a realização de um programa de rádio e ouvir os vários intervenientes presentes. Assim, desde o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, passando pelo Vice-Presidente, Dr. Jorge Machado, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, e também por convidados como o Professor Alexandre Vaz, pelo Dr. Manuel Oliveira em representação da Associação do Jogo de Pau de Bucos, pela D. Conceição, cozinheira, pela D. Fátima Mota, artesã do linho, pela Professora Benvinda Magalhães, coordenadora do ensino recorrente e extra-escolar do concelho, foram vários os temas abordados que passaram pela história, pelo artesanto, pelas tradições, pela gastronomia e pelos projectos desenvolvidos e a desenvolver na área social, cultural, económica, da saúde, entre outros. Neste programa foi igualmente promovida a Semana da Floresta e do Cabrito, aproveitando a ocasião para divulgar as actividades em cartaz, a promoção gastronómica do Cabrito das Terras Altas do Minho e o uso múltiplo da floresta nas suas diversas compontentes.
O Grupo de Professores de Basto em directo na Antena 1
O Grupo de Professores de Basto em directo na Antena 1
Também a animação marcou presença, com a actuação, em directo, do Grupo de Cantares da Associação de Professores de Basto, do Rancho Folclórico de Cabeceiras – S. Nicolau e também dos cantadores ao desafio Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana, acompanhados pela concertina de Albino.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.