Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2006

SECÇÃO: Região

Cabeceiras de Basto assinalou Dia Internacional da Mulher

A Câmara e a Empresa Municipal Emunibasto comemoraram no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher.

O Presidente da Câmara encarregou-se de fazer a abertura desta iniciativa
O Presidente da Câmara encarregou-se de fazer a abertura desta iniciativa
Uma iniciativa que se realizou pela segunda vez consecutiva e que atraiu ao Pavilhão Multiusos do Mercado Municipal desta vila, cerca de três centenas de mulheres provenientes das várias freguesias do concelho que ali se deslocaram para conviver e assinalar esta data cada vez mais relevante no calendário nacional.
O evento, que contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Drª Francisca Abreu, do Presidente da edilidade, Engº Joaquim Barreto e do Vice-Presidente, Dr. Jorge Machado, teve como principal objectivo fomentar o convívio e a partilha de experiências, assim como, promover e sensibilizar a comunidade local para a cultura de igualdade entre mulheres e homens através do desenvolvimento cultural e das mentalidades, contribuindo desta forma, para uma sociedade intrinsicamente igualitária e, por isso, mais justa e fraterna.
A festa foi animada no Mercado Municipal
A festa foi animada no Mercado Municipal
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a presença de todas as mulheres neste evento que a Autarquia promoveu. O autarca referiu ainda, que apesar de se tratar de um concelho do interior, Cabeceiras de Basto integra nos órgãos municipais, assim como nos vários serviços, um número elevado de mulheres que se envolvem e participam na vida pública.
Por sua vez, a oradora convidada, Drª Francisca Abreu, abordou o tema dos direitos das mulheres nesta região do país, apresentando alguns dados a nível distrital sobre esta problemática. Francisca Abreu lançou ainda um desafio referente à criação de um gabinete de apoio à mulher, disponibilizando-se para ajudar a dinamizar um espaço que permita orientar e ajudar todas aquelas mulheres que enfretem problemas difíceis, nomeadamente no que se prende com a violência doméstica.

Elisabete Ribeiro  e Lúcia Batista declamaram vários poemas
Elisabete Ribeiro e Lúcia Batista declamaram vários poemas
Rosas e poemas para as mulheres de Cabeceiras

A jornada começou com a distribuição de rosas e de poemas de autoria de vários poetas portugueses às mulheres cabeceirenses, em diferentes espaços e edifícios públicos localizados nas três vilas de Cabeceiras de Basto, mais precisamente, em Arco de Baúlhe, Cavez e Refojos.
Esta jornada, que pretende igualmente realçar o papel da mulher, cada vez mais preponderante na sociedade actual terminou, no final da tarde, com um lanche convívio no Salão Multiusos do Mercado Municipal, decorrendo durante o mesmo a declamação de alguns poemas alusivos à efeméride.
A iniciativa prolongou-se em clima de grande festividade, dando lugar a um “bailarico” muito animado.
Drª Francisca Abreu falou para a atenta e numerosa plateia
Drª Francisca Abreu falou para a atenta e numerosa plateia
Ao que apuramos, ao comemorar esta iniciativa a Câmara Municipal e a Empresa
Emunibasto estão a contribuir para valorizar a mulher na sociedade actual, que ao longo dos anos tem “reclamado” a igualdade dos géneros, assumindo uma participação cada vez mais activa, nomeadamente na vida pública, onde pode desempenhar um papel importante e criar um novo paradigma no sistema democrático português.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.