Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2006

SECÇÃO: Região

Estamos melhor no Centro de Saúde

foto
- garante o Dr. China Pereira

Ouvido, a propósito da mudança ocorrida nos serviços de saúde de Cabeceiras de Basto, o Director do Centro de Saúde, Dr. Serafim China Pereira mostrou-se optimista e satisfeito com a medida recentemente tomada.
“De facto, não era possível continuar a trabalhar no Hospital Prof. Júlio Henriques, tal a sua degradação a abandono. Era o aquecimento que não funcionava, as casas de banho sem condições, as canalizações rebentadas, o envelhecimento dos equipamentos instalados, a iluminação arcaica, as janelas mal seguras… tudo sem concerto”.
E continuando.
“Ora, foi a situação calamitosa do Hospital que nos obrigou a mudar mais depressa para as novas instalações que, apesar de provisórias, são substancialmente melhores do que as que possuíamos antes. E são provisórias porque está prevista a construção de uma Unidade de Internamento de raiz, devidamente equipada e apetrechada. É essa, aliás, a garantia que temos do Ministério da Saúde”.

Melhoria dos cuidados prestados

Acerca do funcionamento dos novos serviços no Centro de Saúde, este responsável adiantou.
“A opinião generalizada, quer dos profissionais de saúde, quer do pessoal auxiliar e, principalmente, dos doentes é favorável e muito positiva. Tudo entrou na normalidade no quadro do que são as nossas capacidades e as valências atribuídas. Aqui a capacidade de resposta médica consegue ser superior à que tínhamos anteriormente graças às condições que nos são proporcionadas pelas novas instalações e pelos recursos técnicos de que ali dispomos.”
Sobre a necessidade de Cabeceiras de Basto dispor de uma Unidade de Cuidados Continuados, o Dr. China Pereira não tem dúvidas.

Unidade de Cuidados Continuados é necessária

“Esse equipamento é, concerteza, uma necessidade de que o nosso concelho precisa de ver satisfeita. Sendo duas coisas distintas na sua concepção e nos fins que perseguem, a Unidade de Internamento no Centro de Saúde e a Unidade de Cuidados Continuados terão uma função complementar, potenciadora do bem-estar da nossa população. É por isso que defendo que o Hospital Prof. Júlio Henriques, depois de renovado e readaptado, tem excelentes condições para ali ser instalada tal unidade. Devo dizer que gostaria muito que o Hospital continuasse a prestar serviços de saúde à população de Cabeceiras de Basto, conforme o fez ao longo dos últimos 50 anos.”

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.