Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2006

SECÇÃO: Região

Jovens em Movimento
Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF)

O Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF), constituído por uma estrutura curricular para certificação do 2.º Ciclo, integra, ainda, actividades físicas e desportivas a implementar em infra-estruturas municipais, as quais têm estatuto extracurricular.

As actividades desportivas integram este Plano
As actividades desportivas integram este Plano
O processo interventivo deste Projecto ocorre de acordo com etapas estruturantes do processo educativo, prevendo a revisão do plano através de um processo de monitorização e com referência às necessidades diagnosticadas. Assim, depois de um momento de escutar dos actores principais, os jovens, e do diagnóstico de necessidades e dos seus interesses, foi estruturado um plano de actividades ao nível da formação artística e desportiva, elementos importantes na formação dos “nossos” jovens.
A formação desportiva encerra, em si mesma, objectivos importantes para o Plano: promoção da saúde e do desenvolvimento/crescimento equilibrado; prevenção de comportamentos desajustados; integração social; respeito pelas regras; respeito por si e pelos outros. Estão então reunidos aspectos essenciais para o desenvolvimento de um conceito de cidadania.
A questão artística, por seu lado, foi entendida enquanto referência essencial da afirmação dos jovens (e claro, da afirmação cultural do nosso povo). Assim, através da “linguagem” corporal, pretende-se contribuir para a literacia artística, não só na estrutura curricular, mas também no período das actividades extracurriculares. Os momentos de formação artística têm objectivos estruturantes para o projecto: valorizar as diferentes formas de conhecimento, de expressão e comunicação; desenvolver um sentido estético de apreciação do mundo; estimular o desenvolvimento de diferentes formas de comunicação das várias áreas do saber cultural; interpretar os significados expressivos subjacentes à criação artística.
Através de um processo colaborativo, de momentos de reflexão e de negociação, ficou decidido: os alunos iriam ter aulas de natação, de dança e futebol. As aulas de natação têm como contexto de implementação a Piscina Municipal, contando com a colaboração de um Professor da referida estrutura. As actividades de futebol e de dança, por seu lado, são implementadas no Pavilhão Desportivo de Refojos e contam com a orientação de Técnicas do Plano, de uma Professora de Dança e de um Monitor de Desporto.
As pessoas envolvidas no Plano Integrado de Educação e Formação afirmam com convicção: a formação desportiva e artística são elementos insubstituíveis na formação do Homem e influenciam significativamente a forma com ele cresce e se afirma no mundo social.
Quanto a nós, ficamos à espera de novidades deste grupo de jovens sempre em movimento!

Maria Rita Aires

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.