Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2006

SECÇÃO: Formação em acção

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL
EXPOSIÇÃO “Modos de ver a Pobreza”

Visita à exposição
Visita à exposição
A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto está a desenvolver, em Fafe, no âmbito do Plano de Formação 2005-2006, uma Acção de Educação e Formação de Adultos (EFA) designada “Empregado Comercial”. Este curso tem dupla certificação, qualificação profissional e certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade.
Uma característica que diferencia estes cursos EFA dos demais prende-se com o facto de serem desenvolvidos paralelamente aos conteúdos programáticos diferentes “Temas de Vida”, que se prolongam pela duração total do próprio curso. Os temas de vida poderão ser entendidos como temáticas transversais, relativas à interacção entre o mundo local e global, que constituem o suporte e a base de coerência das diferentes áreas de competências-chave, Cidadania e Empregabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida e Tecnologias de Informação e Comunicação.
O curso de Empregado Comercial escolheu como primeiro tema de vida a “Pobreza” e está a organizar como trabalho final uma exposição alusiva ao tema, denominando-a de “Modos de ver a Pobreza”.
foto
A referida exposição encontra-se dividida em quatro espaços distintos, mas complementares entre si: o primeiro espaço consta de uma apresentação de cartazes alusivos á abrangência do conceito de pobreza; no espaço seguinte podemos visualizar uma dramatização em vídeo ilustrando diferentes contextos da função de Empregado Comercial; de seguida podemos apreciar um espaço destinado à apresentação de um conjunto de fotografias, onde sobressaem as diferentes manifestações da Pobreza; por último, somos brindados com uma apresentação multimédia.
Com esta iniciativa pretende-se, por um lado, criar momentos de reflexão e sensibilização para um tema que atravessa e afecta, directa ou indirectamente, toda a nossa sociedade; por outro, visa-se dar a conhecer o trabalho realizado, assim como as competências demonstradas pelos formandos ao longo da formação; e, por último, mas não menos importante, pretende-se criar laços de parceria com outras instituições que estejam a promover cursos EFA, com a intenção de partilhar experiências, com o sentido de encontrar as melhores estratégias para tornar, em última instância, a uma formação mais eficiente e eficaz.
Na inauguração deste evento, dia 13, às 15:00h, estiveram presentes várias instituições do concelho, nomeadamente a Câmara Municipal de Fafe, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Fafe, a Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Fafe), a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, a CERCIFAF, o Instituto de Segurança Social, Serviço Local de Fafe.
A exposição estará aberta ao público, com entrada grátis, do dia 13 ao dia 17 de Fevereiro, entre as 14.00h e as 18.00h, no Departamento de Formação da Associação Empresarial, sito na Rua Monsenhor Vieira de Castro, nº 336-346, Fafe, em frente ao Estádio Municipal.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.