Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2006

SECÇÃO: Desporto

Torneio de Goalball em Cabeceiras de Basto

Com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais (AADV) do distrito de Braga, promoveu no dia 11 de Fevereiro, o Torneio de Goalball, que “confrontou” as equipas A e B dos Minhotos e dos atletas de Alcoitão, Lisboa.

As equipas "Os Minhotos" e de "Alcoitão" em pleno jogo
As equipas "Os Minhotos" e de "Alcoitão" em pleno jogo
Com esta iniciativa, que decorreu no pavilhão Gimnodesportivo de Refojos, em Cabeceiras de Basto, a AADV, pretendeu descentralizar as acções que constam do seu Plano de Actividades para 2006, levando-as aos vários concelhos do distrito de Braga, com o objectivo de proporcionar aos cerca de 1533 associados e aos praticantes desta modalidade o contacto com outras realidades e com outros cidadãos praticantes e adeptos do Goalball.
Por sua vez, esta jornada em terras de Cabeceiras permitiu também, atenuar a exclusão social, de que não raras vezes estes cidadãos são alvo, proporcionando aos atletas uma melhor interacção na sociedade por forma a que possam sentir-se mais úteis e independentes.
Apesar da pouca afluência de público que se fez sentir naquele equipamento, esta foi uma jornada diferente, marcada pelo desportivismo, pelo silêncio e pela descoberta de novas modalidades capazes de envolver outros cidadãos que embora portadores de deficiência física são cidadãos activos e cheios de potencialidades.
Era visível a satisfação do Presidente da Associação de Invisuais do Distrito de Braga, Domingos Silva, na foto acompanhado pelo edil Joaquim Barreto
Era visível a satisfação do Presidente da Associação de Invisuais do Distrito de Braga, Domingos Silva, na foto acompanhado pelo edil Joaquim Barreto
De referir que o Goalball, é um desporto que contribui para aumentar a confiança nas capacidades de cada um e para desenvolver um conjunto de estratégias que visam superar os problemas e as dificuldades sentidas pelos invisuais.

Taça de Portugal de Goalball vai disputar-se em Cabeceiras

Cabeceiras de Basto, foi o local escolhido por esta associação, que para além de estar inscrita no Campeonato Nacional da modalidade, tem vindo também a organizar a Taça de Portugal ao mesmo tempo que promove a realização de demonstrações desportivas que se destinam a promover o Goalball e a sensibilizar, por esta via, a população para a temática da deficiência visual.
O Goalball é uma modalidade pouco conhecida e apoiada
O Goalball é uma modalidade pouco conhecida e apoiada
Ao apoiar esta iniciativa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, segundo informação divulgada, contribuiu para a realização de uma importante prova desportiva para deficientes e proporcionou a todos os cabeceirenses a oportunidade de conhecer um desporto diferente, nunca antes praticado no concelho. Na ocasião, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto comprometeu-se a acolher a Taça de Portugal em Goalboll, a realizar nos próximos dias 10 e 11 de Junho, neste concelho de Basto.

Momentos de convívio entre atletas
O Presidente da Câmara ladeado pelos Presidentes da Associação de Invisuais do Distrito de Braga e da Federação Portuguesa de Goalboll, no momento em que foi anunciada a realização da Taça de Portugal da modalidade em Cabeceiras de Basto
O Presidente da Câmara ladeado pelos Presidentes da Associação de Invisuais do Distrito de Braga e da Federação Portuguesa de Goalboll, no momento em que foi anunciada a realização da Taça de Portugal da modalidade em Cabeceiras de Basto

No final da jornada desportiva, a Autarquia de Cabeceiras de Basto promoveu um jantar convívio entre atletas, dirigentes e autarcas, durante o qual, o Presidente da Associação de Invisuais do distrito de Braga, Domingos Silva, se congratulou com acolhimento deste evento por parte do Município Cabeceirense, registando com grande satisfação este gesto em prol do bem estar dos cidadãos portadores de dificiência visual.
Para Domingos Silva, com a realização deste tipo de iniciativas, abertas à população em geral em várias localidades do distrito, está a contribuir-se para sensibilizar as pessoas para esta temática. Na ocasião, e após agradecer a pronta disponibilidade do Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, assim como dos restantes vereadores, em acolher este evento, Domingos Silva anunciou a realização da Taça de Portugal em Goalball em Cabeceiras de Basto nos próximos dias 10 e 11 de Junho.
Por sua vez, o Presidente da Federação de Goalball, aproveitou também para agradecer a forma como foram as equipas foram recebidos e enaltecer a disponibilidade para acolher a Taça de Portugal da modalidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, não pode deixar de manifestar a sua satisfação pela forma como correu a jornada desportiva, assim como a vontade do Município em acolher a Taça de Portugal de Goalball. Uma iniciativa que certamente contribuirá para promover este desporto e o bem estar entre todos os atletas que irão deslocar-se ao concelho, contribuindo desta forma para atenuar a exclusão e proporcionar momentos de salutar convívio, sobretudo aos cidadãos portadores de deficiência visual.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.