Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Campanha de sensibilização das Formandas da ADIB

No Espaço de Convívio e Lazer de Passos
No Espaço de Convívio e Lazer de Passos
No decorrer do curso de Apoio Familiar e à Comunidade promovido pela Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto (ADIB), na qual a entidade formadora é a Mútua de Basto, no âmbito do tema de vida: A saúde em Cabeceiras de Basto: um rumo para a vida saudável? realizamos várias campanhas de sensibilização à população nos Centros de dia e convívio do Arco de Baúlhe, de Passos, de Refojos, Centro Social e Paroquial de Abadim e no Lar Dr. Manuel Fraga, no passado mês de Dezembro.
Em todos os locais dramatizamos uma peça de teatro, distribuímos panfletos informativos e procedemos à sua análise com os utentes, trocando assim experiências e responder a dúvidas colocadas por eles.
No Espaço de Convívio e Lazer de Refojos
No Espaço de Convívio e Lazer de Refojos
Cantamos, também, algumas músicas de natal com o objectivo de proporcionar momentos de convívio e alegria entre nós e os utentes.
Tendo sido o objectivo desta campanha sensibilizar para a mudança de comportamentos que possam ser prejudiciais para a saúde da população de Cabeceiras, foram abordados vários temas como: a alimentação saudável, o exercício físico, o stress, o álcool, o tabaco e fornecidos conselhos úteis sobre um rumo para uma vida saudável.
No Centro Social e Paroquial de Abadim
No Centro Social e Paroquial de Abadim
Denotamos que os idosos ficaram satisfeitos com a nossa visita, porque foi visível a alegria e emoção no rosto deles, principalmente os doentes individualizados, bem como, por exemplo, no Centro de Refojos e no Arco de Baúlhe que após a campanha de sensibilização registou-se um momento de grande convívio em que os idosos cantaram músicas para nós, dançamos e cantamos todos em conjunto, tendo sido momentos de muita emoção, alegria e gratificação para todos.
Achamos que devem ser desenvolvidas mais actividades do género, principalmente no lar de idosos. Em todos os locais entregamos um cartaz informativo sobre a nova roda dos alimentos, elaborado por nós, deixando, deste modo, uma recordação nossa.
No Espaço de Convívio e Lazer do Arco de Baúlhe
No Espaço de Convívio e Lazer do Arco de Baúlhe
Ainda no âmbito deste tema de vida, foi realizada uma visita de estudo às papas de S. Sebastião na freguesia de Gondiães para observar a tradição da região de Basto e debater sobre os malefícios deste tipo de tradições para uma alimentação saudável. Serão as nossas tradições um entrave para seguir uma alimentação saudável? Para a próxima, tentaremos responder a esta questão. Até lá…

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.