Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2006

SECÇÃO: Região

Melhores condições desportivas em Cavez
Autarquia inaugurou Gimnodesportivo

Autarcas, dirigentes associativos, encarregados de educação, alunos, professores, convidados e população em geral, reuniram-se no dia 1 de Janeiro, na vila de Cavez, para assistir à inauguração de mais um equipamento desportivo no concelho. Referimo-nos ao Pavilhão Gimnodesportivo localizado em terrenos contíguos à escola EB 1-2 daquela freguesia, cuja construção representa um investimento de 854.806,65 Euros e que vem proporcionar quer aos jovens, quer à comunidade cavezense condições propícias para a prática de várias modalidades.

Autarcas, professores e colectividades juntos na abertura deste importante equipamento para a freguesia e para o concelho
Autarcas, professores e colectividades juntos na abertura deste importante equipamento para a freguesia e para o concelho
Após o descerramento da placa inaugural e de uma visita aos diferentes espaços do equipamento (sala de ginástica, balneários, sala polivalente, gabinete médio, gabinete de apoio administrativo, recepção e bancadas com capacidade para 300 lugares sentados), o Presidente da Junta de Freguesia de Cavez, Augusto Teixeira, manifestou o seu contentamento pela construção de mais uma infra-estrutura naquela localidade, que certamente contribuirá para fixar a sua população, sobretudo as camadas mais jovens, assim como, proporcionar melhores condições desportivas às colectividades ali existentes.
Por sua vez, o Presidente do Agrupamento de Escolas de Cavez, Prof. Albino Barroso da Silva, no uso da palavra, enalteceu a execução deste equipamento, cuja localização [nas proximidades da Escola] vem permitir aos alunos e professores daquele agrupamento a sua fruição e a uma consequente melhor dinamização do desporto escolar.

A partida de futebol, um dos momentos mais esperados pela assistência
A partida de futebol, um dos momentos mais esperados pela assistência
Uma mais valia para a freguesia

Ao Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Machado, natural daquela freguesia, coube a “tarefa” de explicar ao numeroso público presente as valências daquele Gimnodesportivo, não escondendo a sua satisfação pela execução de tão ansiado equipamento, não só porque permite dotar de mais condições aquele parque escolar e desta forma contribuir para o bem estar da comunidade educativa, mas também porque além de representar uma mais valia para a freguesia é também o culminar de uma velha aspiração da população de Cavez, que atravessou gerações e que agora é uma realidade. A população ficou naturalmente orgulhosa, pois são poucas as vilas que podem “gabar-se” de possuir um equipametno desta qualidade. Estão assim reunidas as condições para que aquela freguesia tenha a parir de agora, uma escola mais moderna e uma população mais satisfeita.
Uma demonstração de dança integrou o programa
Uma demonstração de dança integrou o programa

Novos equipamentos, mais dinâmica desportiva

A terminar, Joaquim Barreto, Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, lembrou que quando iniciou funções, em 1994, apenas existia um pavilhão no concelho, pertença da Escola EB2-3 de Refojos, e hoje, volvidos doze anos de intensa actividade, existem mais três Gimnodesportivos localizados nas Vilas de, Cavez, Arco de Baúlhe e Refojos, que representam um investimento total de 3.855.089,49 Euros e que garantem mais e melhores condições para a prática desportiva, ao mesmo tempo, que contribuem para gerar dinâncias sócio-culturais, desportivas e até mesmo económicas no concelho de Cabeceiras. O Presidente da Câmara disse ainda que tem sido significativo o investimento no sector do desporto, pois além, dos apoios logístico e pecuniários às associações e clubes desportivos, da construção de polidesportivos em quase todas as freguesias, existem ainda duas piscinas municipais cobertas (uma delas em fase de conclusão), uma Pista de Pesca Desportiva, também em Cavez e um Centro Hipíco (em fase de conclusão), assim como, a dinamização de várias modalidades deportivas, respectivamente, natação, hidroginástica, judo, andebol, futebol, canoagem, entre outras, que alargam o leque de oferta à população do concelho. A Autarquia tem também em curso o programa desporto escolar nas escolas do primeiro ciclo, tendo em vista fomentar a sua prática nas camadas mais jovens e várias actividades destinadas aos mais idosos.

Dinamizar e preservar os edifícios públicos

Joaquim Barreto apelou à utilização e conservação das infra-estruturas públicas.
O autarca manifestou assim, a sua satisfação pela construção do Gimnodesportivo de Cavez que acaba de ser inaugurado, lançando simultaneamente, um desafio à comunidade local, organizada e não organizada, no sentido de utilizarem este equipamento da melhor forma e de o conservarem, pois só faz sentido planificar e construir novos edifícios e espaços públicos se forem colocados à disposição, utilizados e estimados pelas pessoas que vivem neste concelho.
O apoio ao desporto emerge assim, da necessidade de criar estruturas capazes de fixar a população, sobretudo a mais jovem, bem como de promover eventos capazes de gerar dinâmicas que permitam o desenvolvimento sustentado e integrado desta região de Basto.

Programa festivo envolveu população

A festa prosseguiu com a realização de várias actividades desportivas, tais como um número de dança promovida pelas utentes do Ginásio Companhia Atlética de Outeiro, assim como, a realização de vários jogos pré-desportivos promovidos pelas crianças que frequentam o programa desporto escolar lançado, e suportado, pela Câmara Municipal, demonstrações de basquetebol, de andebol, terminando com uma partida de futebol disputada entre equipas da freguesia, nomeadamente dos lugares de Cavez e de Moimenta. O final foi assinalado por um lanche convívio oferecido a toda a população presente, animado pelos tocadores de concertina, Albino e Pinto, a que espontaneamente se associaram muitas das pessoas presentes, entoando “modas” populares e assim demonstrando também elas, o seu contentamento pela inauguração de mais uma infra-estrutura na vila de Cavez.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.