Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2005

SECÇÃO: Região

Colocação de Ecopontos no Lugar de Chacim

Os habitantes do lugar de Chacim, na freguesia de Refojos, têm agora ao seu dispor, junto à escola primária daquela localidade, contentores destinados à recolha selectiva de resíduos.

foto
Uma pretensão há muito ansiada pela população local que agora vê satisfeita a sua “reivindicação” e colocados os ecopontos junto à escola o que permite não só a sua utilização por parte dos residentes, mas também contribui para uma melhor sensibilização das crianças e jovens, para a temática da separação dos resíduos e a adopção de comportamentos “amigos do ambiente”.
Recorde-se que a Câmara Municipal, em articulação com a REBAT – Empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega colocou, conforme a disponibilidade de stock, ecopontos em vários locais do concelho, nomeadamente em Chacim, no lugar da Pena.

Recolha selectiva regista evolução positiva

Ao que apuramos, a recolha selectiva dos resíduos de embalagens registou uma grande evolução resultante da implementação de ecopontos em todos os Municípios do sistema (Cabeceiras de Basto, Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canavezes e Mondim de Basto) e do reforço de campanhas de sensibilização junto da população.
O sistema de recolha selectiva arrancou em Abril de 2002, registado, a partir de então, um crescimento de resíduos recicláveis recolhidos selectivamente, de 2003 para 2004.
A recolha de vidro cresceu cerca de 22 por cento, a recolha de papel/cartão registou um acréscimo de 35 por cento e a de embalagens cresceu cerca de onze por cento. Os dados são reveladoras da evolução positiva da adesão à separação dos resídios e à preocupação com o ambiente.
O Ecos de Basto teve ainda conhecimento do lançamento de uma linha verde no âmbito da sensibilização que a REBAT tem vindo a efectuar junto da população dos seis concelhos abrangidos pelo Sistema, bem como do desenvolvimento de acções de sensibilização para a recolha selectiva, nomeadamnete de apoio a acções das Juntas de Freguesia. O número de telefone – linha verde – é o 800 207 002.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.