Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2014

SECÇÃO: Obras da Câmara nas freguesias

Limpeza da Ecopista em curso

foto
Inaugurada em abril de 2013, a Ecopista é um equipamento municipal que tem vindo a registar um aumento significativo de utilizadores.
A Ecopista aproxima as gentes de Basto, valoriza o património e fomenta a saúde e o bem-estar. Aberta desde então a pedestrianistas e cicloturistas, muitos são os miúdos e graúdos que circulam nesta Ecopista com uma extensão de 3,8 quilómetros que liga Arco de Baúlhe e Vila Nune e que integra a Ecopista do Tâmega tocando os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Amarante, numa ex-tensão total de 49Km.
Esta importante infraestrutura, que resulta de um protocolo estabelecido em 2007, entre a Câmara Municipal e a REFER, tendo em vista a utilização desta plataforma para adaptação e utilização como Ecopista permitiu o aproveitamento do canal da antiga Linha de Caminho-de-ferro e surgiu no seguimento de outros investimentos realizados pela Câmara Municipal na valorização da antiga estação do Arco de Baúlhe que, depois de 40 anos de atividade (1949-1989), esteve mais de 10 anos abandonada e ali viu nascer, em 2003, o Museu das Terras de Basto.
A Ecopista é por isso uma magnífica obra que está disponível aos amantes do desporto e da natureza e cuja existência propícia o exercício físico saudável num espaço que valoriza o ambiente e se constitui como elemento impulsionador da qualidade de vida e do bem-estar.
No entanto, as condições climatéricas que têm sido registadas permitem o fácil crescimento de ervas e arbustos ao longo da via, dificultando assim, a normal fruição deste equipamento municipal e registando várias reclamações por parte dos seus utilizadores. Uma situação a que as autarquias locais – Câmara Municipal e União de Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune - estão atentas, promovendo a limpeza da via, cujos trabalhos se encontram a decorrer.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.