Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2014

SECÇÃO: Informação

Dr. Ferro Rodrigues presente na Festa de Verão do PS em Cabeceiras de Basto

Honrado pelo convite, Ferro Rodrigues enalteceu trabalho feito pelos socialistas de Cabeceiras de Basto
Honrado pelo convite, Ferro Rodrigues enalteceu trabalho feito pelos socialistas de Cabeceiras de Basto
O Ex-Secretário-geral do Par-tido Socialista, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues visitou Cabeceiras de Basto nos dias 12 e 13 de julho, para participar nas comemorações dos 20 anos (1994-2014) do PS no Poder Local em Cabeceiras de Basto.
Mais uma iniciativa organizada pela Comissão Política que visa assinalar ao longo deste ano, esta importante data (5 de janeiro de 1994) que mudou o rumo do concelho e colocou Cabeceiras de Basto no caminho do progresso e do desenvolvimento.
Ex-Secretário-geral do PS visitou o concelho nos dias 12 e 13 de Julho
Ex-Secretário-geral do PS visitou o concelho nos dias 12 e 13 de Julho
Neste âmbito, o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, visitou no dia 12 de julho alguns equipamentos públicos tais como a Casa do Tempo, o Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros e o Centro Hípico, percorrendo assim, ‘caminhos do desenvolvimento’ local e verificando, in loco, algum do imenso trabalho realizado nas últimas duas décadas pelos autarcas socialistas à frente dos destinos do Município.
Durante a sua estadia no concelho o antigo dirigente do PS teve ainda oportunidade de contactar com dezenas de militantes, autarcas e simpatizantes deste partido.
Na Casa do Tempo, o Vice-presidente Francisco Alves ofereceu  a Ferro Rodrigues uma Monografia do concelho
Na Casa do Tempo, o Vice-presidente Francisco Alves ofereceu a Ferro Rodrigues uma Monografia do concelho
Neste primeiro dia, o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues visitou ainda a exposição alusiva aos 20 anos do PS no Poder Local que está patente ao público na sede do PS, registando no livro de honra deste partido a sua satisfação por voltar a Cabeceiras de Basto, 15 anos depois, e verificar que o PS neste concelho, continua dinâmico, empreendedor, solidário e sobretudo, continua a eleger como motor da sua ação as pessoas e o seu bem-estar.

Ferro Rodrigues visitou exposição alusiva  aos 20 anos do PS no Poder Local
Ferro Rodrigues visitou exposição alusiva aos 20 anos do PS no Poder Local
Festa de Verão do PS atraiu centenas ao Oural

Joaquim Barreto felicitou os autarcas do PS que protagonizaram  a mudança e o desenvolvimento do concelho
Joaquim Barreto felicitou os autarcas do PS que protagonizaram a mudança e o desenvolvimento do concelho
A visita a Cabeceiras de Basto terminou com a participação do ex-secretário-geral na Festa de Verão do PS que atraiu no domingo, dia 13 de julho, à Área de Lazer do Oural, em Abadim, deste concelho, centenas de pessoas provindas de todas as freguesias e que durante o dia ali conviveram e se divertiram, quer no piquenique, quer nos jogos tradicionais, nas danças, nos desportos e noutras atividades que ao logo do dia foram proporcionadas ao som das concertinas e da ‘Banda da Malta’, que animaram os participantes neste convívio, mesmo os mais pequenos para quem foram igualmente dinamizados diversos jogos e brincadeiras infantis.
Joaquim Barreto felicitou todos os autarcas do PS
As danças e atividades desportivas integraram o programa
As danças e atividades desportivas integraram o programa
que contribuíram para
o desenvolvimento
Pessoas de todas as freguesias participaram na festa
Pessoas de todas as freguesias participaram na festa
e modernização de Cabeceiras de Basto

Durante a festa houve ainda espaço para algumas intervenções, nomeadamente, do Eng.º Joaquim Barreto, presidente da Comissão Política local, que começou por agradecer a presença dos cabeceirenses, dos representantes de outras concelhias que se quiseram associar a esta iniciativa e, em especial, ao Dr. Ferro Rodrigues, um amigo de Cabeceiras de Basto. Um homem que considerou íntegro, discreto e de uma competência extrema, lembrando que, enquanto dirigente de ministérios como o do Trabalho e Segurança Social, pôs em prática um conjunto de medi-das e apoios sociais, que trouxeram mais qualidade de vida e bem-estar às populações, dando apenas como dois exemplos a criação dos Espaços de Convívio e Lazer e a construção do Centro de Dia de Abadim.
Joaquim Barreto considerou Ferro Rodrigues um socialista distinto, que vive e sente o PS.
Na sua intervenção, o autarca cabeceirense destacou ainda o 25 de Abri - que este ano comemora 40 anos – como um momento marcante para o país e que permitiu, entre outros, alcançar a liberdade, a democracia e a igualdade de oportunidades - na saúde, educação, apoio e proteção social – mas também, a escolha livre e democrática dos legítimos representantes da povo seja no Governo, seja nas autarquias.
Realçou ainda o trabalho desenvolvido em todo o país pelo poder local após o 25 de Abril e também, em Cabeceiras de Basto cuja escolha para dirigir os destinos do concelho recaiu nos últimos anos sobre o PS e permitiu concretizar um imenso trabalho em todo o território e em todas as áreas de intervenção. Estamos a comemorar os 20 anos do PS no Poder Local porque “O PS deu muito à nossa terra” disse Joaquim Barreto, realçando a trabalho feito seja na valorização da serra, no apoio aos jovens e idosos, na construção de equipamentos de lazer, educação, cultura, desporto, mas também, nas infraestruturas, nos parques industriais, ou seja, nos diferentes sectores de atividade, juntamente com os presidentes de junta de freguesias, que contribuíram para concretizar um projeto de progresso e de proximidade, desenvolvido com o apoio das pessoas cujas ‘reivindicações’ ajudaram a desenvolver Cabeceiras de Basto. “O PS desenvolveu um projeto voltado para as pessoas e para o interior” disse Joaquim Barreto, o seu principal timoneiro.
A finalizar Joaquim Barreto, enalteceu a postura e o trabalho levado a cabo pelo Dr. Ferro Rodrigues e considerou que o PS tem que fazer a sua história com aqueles que de forma desinteressada trabalharam em prol do progresso dos povos, adiantando que também em Cabeceiras de Basto, no passado como no presente e no futuro, o PS quer continuar a trabalhar, com todos, por Cabeceiras de Basto.

“O PS tem em Joaquim Barreto um autarca de referência”

No uso da palavra, o Dr. Ferro Rodrigues disse sentir-se muito honrado com o convite para se associar às comemorações dos 20 anos do PS no poder local em Cabeceiras de Basto. Um concelho onde é notório o “esforço da multiplicação” destacando aqui o trabalho feito por Joaquim Barreto, um autarca que o PS tem como referência, já que “fez sempre tudo pela sua terra e pelas suas gentes”, considerando-o por isso, como uma “figura nacional a quem devemos [PS] muito”. “Multiplicar foi o que o PS fez ao longo destes 20 anos” em Cabeceiras de Basto sob a orientação de Joaquim Barreto que disse ter sido indubitavelmente o “homem certo no lugar certo” e “determinante para o desenvolvimento deste concelho” disse Ferro Rodrigues.
Na sua interveção, o ex-secretário-geral do PS teceu ainda algumas críticas ao atual governo que ‘divide’ e que tem em curso uma política de subtração de direitos que tem que ser travada, desafiando por isso, a uma mudança e a um PS unido e forte capaz de agregar e fazer frente a este governo cuja ação está a ser nefasta para o país. “O PS tem que estar unido” disse Ferro Rodrigues, para que “possamos ganhar as eleições em 2015 e protagonizar a mudança tão desejada pelos portugueses e recuperar algumas das medidas que têm sido atacadas”.
A findar a sua intervenção Ferro Rodrigues confessou aos pres-sentes que de todos os cargos que exerceu, o que mais o honrou foi o de ter servido durante dois anos como Secretário-geral o PS, acrescentando que “temos que tratar dos problemas do PS como assuntos de família”.
Também Francisco Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, agradeceu a presença honrosa do Dr. Ferro Rodrigues nesta iniciativa do PS.
Por sua vez, o responsável pela JS local, João Pacheco, saudou todos os presente, assim como todos os socialistas desta terra, que são motivo de orgulho para os mais novos, pelo imenso trabalho feito, em diferentes áreas de intervenção e por todo o território. O jovem socialista agradeceu a presença de todos quantos compareceram nesta festa, sinal de confiança no PS e nos seus protagonistas, associando-se desta forma às comemorações dinamizadas por este Partido, que "está vivo, que tem vigor e que festeja a obra feita com uma atitude progressista, olhando para o futuro sem no entanto esquecer o passado já que se trata de um partido com história e com memória."
















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.