Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 07-07-2014

SECÇÃO: Informação

Assembleia e Câmara Municipal aprovam voto de pesar

foto
Faleceu o Presidente da ANAFRE, Dr. Cândido Moreira

Reunida no dia 27 de Junho de 2014, a Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento, nesse mesmo dia, do Presidente da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), Dr. Cândido Moreira. Uma decisão a que se associou a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, cujo executivo se encontrava na reunião.
O Dr. Cândido Moreira faleceu no dia 27 de junho de 2014 vítima de doença prolongada. Tinha 59 anos, era professor e liderava a ANAFRE desde 2 de Fevereiro do corrente ano, quando foi eleito para o cargo com 94% dos votos.
Em Setembro de 2013, foi eleito presidente da Junta de Padronelo, após vários anos como presidente da assembleia de freguesia daquela autarquia de Amarante, tendo sido também, durante vários mandatos, um dos mais destacados deputados municipais na bancada do PS de Amarante.
Cândido Moreira era um lutador exemplar na sua vida pessoal, no confronto político e no trabalho que desenvolveu na ANAFRE.
Ao longo da sua ação foi um elemento importantíssimo na atividade associativa das freguesias, tendo sido um dos obreiros da fundação da ANAFRE.
Viveu sempre apaixonadamente a problemática das freguesias. Gostava daquilo que fazia.
Homem de grande verticalidade, frontalidade e de diálogo, procurou consensos sempre em prol da valorização e da independência do poder local, tendo pugnado pela manutenção da autonomia de muitas freguesias deste país.
Foi um homem de causas e de convicções, de uma seriedade a toda a prova, que dignificou a classe política, quer pela palavra, quer pela postura.
O Dr. Cândido Moreira foi autarca, humanista, homem de grande simplicidade, leal, genuíno e com um profundo sentido de serviço às comunidades locais.
Defensor acérrimo da autonomia do poder local forte e próximo das pessoas, o seu exemplo cívico ao serviço das populações será sempre uma inspiração na ação política.
Em face do nefasto acontecimento, a Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto reunida, deliberou aprovar um voto de pesar pela morte do Dr. Cândido Moreira, Presidente da ANAFRE, a que se associou a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, assim como dele dar conhecimento à família, à ANAFRE e torná-lo público através dos órgãos de comunicação social.




























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.