Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

Empreendedores apresentaram ideias de negócio

Sessão técnica decorreu no CEIB
Sessão técnica decorreu no CEIB
Realizou-se no dia 23 de abril, no auditório do Centro Hípico, a Sessão ‘Pitch’ das Ideias Empreendedoras no âmbito da Sessão Técnica de Quali-ficação | Gestão para Novos Empreen-dedores que decorreu no Centro Empresarial e de Inovação de Basto (CEIB), no Arco de Baúlhe, de 7 a 21 de abril de 2014.
Na sessão, moderada pelo formador André Costa, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, Fernando Silva da Norgarante – Sociedade de Garantia Mútua, Filipe Teixeira da ADRAVE- Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, assim como representantes do Banco Espírito Santo (BES).
De acordo com a informação divulgada, durante a Sessão ‘Pitch’ das Ideias Empreendedoras foram apresen-tadas ideias de negócio para o território em torno de temáticas como agricultura, agroalimentar/ambiente, desporto/aven-tura, turismo e turismo em espaço rural.

Os empreendedores

Entre os empreendedores estiveram Luís Barbosa com o projeto ‘AspersAve’ – criação e comercialização de caracóis; Hélder Martins com o projeto ‘BastoTur’ – desporto/aventura; João Magalhães com o projeto ‘Terra+Verde’ – produção de pellets; Nuno Rebelo e Diana Coelho com o projeto ‘Raízes’ – turismo rural; Arminda Sá com o projeto ‘Retiro da Arminda’ – turismo rural; Ana Sofia Leite com o projeto ‘White GuestHouse’ – turismo; Vítor Lopes com o projeto ‘Vale dos Aromas’ – agricultura: ervas aromáticas em produção biológica; e António Manuel Oliveira com o projeto ‘norta’ – agricultura: produtos hortícolas naturais.
Destinada a novos empreendedores detentores de uma ideia de negócio, promotores de projetos privados ou pessoas interessados em criar o seu próprio negócio, a Sessão Técnica de Qualificação Gestão para Novos Empreendedores foi promovida pela ADRAVE- Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, em parceria com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ao abrigo do projeto âncora ‘Minho Empreende - Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade’.

Objetivos

De salientar que esta sessão técnica de qualificação teve como objetivos promover e facilitar a aquisição de conhecimentos e competências técni-cas, comportamentais e relacionais junto de pessoas do Minho Rural detentoras de uma ideia de negócio, no sentido de potenciar a concretização de projetos e iniciativas empreendedoras em Cabe-ceiras de Basto, em torno dos recursos endógenos locais.
No final, o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, felicitou todos os empreendedores pela “cora-gem, determinação, capacidade e vontade em arranjar soluções para fazer face ao problema do desemprego”, desejando-lhes sucesso para o futuro.
Por seu turno, Filipe Teixeira da Adrave agradeceu a participação de todos os formandos e elogiou-lhes a “atitude empreendedora”, afirmando: “estamos aqui para vos apoiar”.
Filipe Teixeira anunciou, ainda, a abertura das inscrições para iniciativa ‘QIPME Norte/ADRAVE – 5ª Edição’, intervenção 100% financiada de consultoria e ações formativas para as empresas, com apoio em áreas estra-tégicas e vitais para a qualificação e o aumento da competitividade empresarial.

















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.