Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 26-05-2014

SECÇÃO: Informação

Remodelação dos Claustros concluída com trabalhos de jardinagem

Trabalhos de jardinagem estão prontos
Trabalhos de jardinagem estão prontos
As obras de remodelação dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos ficaram concluí-das na semana passada com o arranjo dos espaços verdes, designadamente com a colocação de relva (ophiopogon), plantação de árvores e de arbustos/sebes, levado a efeito pelos jardineiros.
O objetivo é embelezar os jardins dos Claustros do Mosteiro, revitalizando aquele espaço público de fruição, não só para os cabeceirenses, como também para os turistas.
Refira-se que no passado dia 14 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, acompanhou o evoluir dos trabalhos juntamente com o vereador Francisco Alves, os técnicos Arq. Miguel Gomes, Eng. Luís Summavielle, assim como o encarregado-geral Francisco Teixeira.
De acordo com a informação divulgada, o projeto de remodelação dos Claustros que arrancou em junho de 2013 incidiu, sobre-tudo, no levantamento arqueológico do espaço que permitiu à equipa de profissionais especializada na área da arqueologia descobrir várias sepulturas com ossadas e outros vestígios. As obras integraram, ainda, a drenagem das águas pluviais e a pavimentação do piso daquele nobre espaço dos claustros do Mosteiro que se pretende seja de usufruto e lazer, mas também palco de diversas atividades culturais e recreativas, entre outras.
“A reorganização dos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos vem, assim, satisfazer uma pretensão antiga, renovando, beneficiando e modernizando os Claustros deste vetusto monumento, considerado a Joia do Barroco em Terras de Basto, cuja candidatura a Património Cultural da Humanidade está a ser preparada pela Câmara Municipal”, avançou a autarquia em nota à imprensa.






















© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.