Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

''''Associação Mais'''' promove atividades intergeracionais

Jovens e menos jovens participaram nas atividades
Jovens e menos jovens participaram nas atividades
No passado dia 15 de Fevereiro a Associação Mais, em parceria com a Associação Guias de Portugal, organizou o encontro ´Mais ativo‘ que pretendeu promover a interação entre os jovens e os idosos. Esta ação consistiu na prática de Jogos Tradicionais, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cabeceiras de Basto.
A iniciativa contou com a presença do Vice presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves e do Presidente da União de Freguesias de Refojos, Painzela e Outeiro, Leandro Campos, que também participaram nos jogos e mantiveram o contacto com as crianças, jovens, adultos e idosos presentes no Ginodesportivo.
Utentes dos espaços de convívio divertiram-se  com os jogos tradicionais
Utentes dos espaços de convívio divertiram-se com os jogos tradicionais
Segundo o presidente da ´Associação Mais‘, Vítor Lopes, “o objetivo da iniciativa foi promover o contacto intergeracional através do projeto ´Mais Ativo‘“, referiu.
Vítor Lopes, acrescentou ainda, “ esperamos que no futuro haja cada vez mais pessoas a juntarem-se a nós e a participarem nas nossas atividades”.
Também, Liliana Oliveira, responsável pela organização de eventos da associação, acha interessante esta interatividade entre as diferentes fachas etárias e disse: “ é engraçado trabalhar em conjunto com as criança e idosos. As crianças estão mais predispostas a fazer as atividades. Os idosos, inicialmente, ficam um bocadinho reticentes, mas depois de entrarem nas brincadeiras gostam e ficam muito contentes”, finalizou.
No encontro participaram os idosos dos Centro de Dia de Refojos, Espaço de Convívio e Lazer de Painzela, do Lar da Arca e de Cavez.
No final os participantes e assistentes mostraram-se satisfeitos com este tipo de iniciativas e pediram para repetir.




Testemunhos:



Pedro Bernardo
29 anos - Professor
de Educação Física

“Acho que este projeto é muito interessante.
Pude constatar que os idosos gostaram muito. Foi uma ativida-de diferente e saíram da rotina a que estão habituados e isso é óptimo para eles.
Em relação às crianças, até agora ainda não pararam de se divertir.
Vamos continuar a proporcionar-lhes atividades deste género”.


Rita Leite
11 anos

“É bom para nós porque aprendemos com os idosos e é bom para eles porque também aprendem connosco.
Gostei muito e sempre que houver estas atividades venho.
A minha atividade preferida foi a das latas”


Ana Oliveira Leite
82 anos

“Costumo participar nestas iniciativas e gosto muito.
É muito bonito. Acho bem o convívio entre os mais novos e os mais velhos e deve-se manter”

José Almeida
61 anos

Acho que estas iniciativas são muito boas. Acho espetacular haver atividades nas quais se junta as crianças e os mais velhos. As crianças são as flores do mundo. É bom para elas e para nós”.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.