Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

Biblioteca Municipal apresenta “más CARAS”

Exposição estará patente até 28 de abril
Exposição estará patente até 28 de abril
A Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, em colaboração com o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto preparou nesta quadra festiva que atravessamos, uma exposição intitulada: “más CARAS”.
Máscaras e adereços estarão patentes ao público de 3 de março a 28 de abril, naquele espaço cultural concelhio.
Com esta exposição, a organização pretende celebrar o tradicional entrudo serrano, realizado nas aldeias, fazendo uso das máscaras tradicionais, roupas e adornos usados pelos foliões. Nas aldeias serranas, o entrudo vivia-se de forma simples, recorrendo à utilização de roupa e objetos velhos. Algo que ocultasse o rosto e o corpo era o suficiente para brincar ao Carnaval.
As máscaras expostas representam, por isso, figuras faciais medonhas e diabólicas. Algumas delas são adornadas por elementos endógenos como cornos, cabeleiras e ainda algumas pinturas próprias desta altura.
Os lenços, xailes ou farrapos velhos eram igual-mente utilizados, uma vez que a face teria que estar completamente oculta. As roupas antigas, guardadas em arcas e armários, eram assim aproveitadas para esta ocasião.
Trata-se por isso de um antigo costume que o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho pretenderam recuperar e divulgar, divulgando esta antiga tradição junto das gerações vindouras e simultaneamente recordando velhas tropelias junto dos mais idosos.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.