Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

‘Foral Manuelino’ foi tema do corso carnavalesco das escolas

Crianças desfilaram trajes alusivos às classes sociais
Crianças desfilaram trajes alusivos às classes sociais
Organizado pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o desfile de Carnaval mobilizou centenas de crianças e jovens que saíram à rua, na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, para festejar a data, sob o mote ‘As Comemorações do Foral Manuelino’.
Numa altura em que Cabeceiras de Basto celebra os 500 anos da atribuição do Foral por D. Manuel I, este foi o tema escolhido para o corso carnavalesco que se insere no âmbito deste desafio cultural a levar a cabo neste concelho em 2014 pelo Município de Cabeceiras de Basto.
Boa disposição e folia no desfile de carnaval
Boa disposição e folia no desfile de carnaval
Com trajes alusivos às classes sociais do século XV, as crianças, jovens, professores e auxiliares trouxeram à rua as mais variadas propostas, desde o povo à nobreza, passando pela burguesia, clero e bobos/músicos.
O desfile animou as principais ruas das vilas do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto, num misto de brincadeira e de reflexão em torno da nossa história e da nossa identidade.
Reis e rainhas, damas e cavaleiros, pajens, mensageiros, mercadores, plebeus/camponeses, mendigos, carrascos, cruzados, o clero, bobos e jograis, entre outras personagens da corte e do campo da época quinhentista, trouxeram a folia às vilas do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto.
Perante o numeroso público, os protagonistas deste corso carnavalesco – as crianças, jovens, professores e educadores – desfilaram com vestes compridas, mantos, capas, túnicas, toucas, coroas de flores e capuzes, empunhando espadas e bonitas cestas floridas, numa recriação da época quinhentista.
Juntaram-se a este desfile as crianças do Centro Social de Cabeceiras de Basto mascaradas de frutas, ervas aromáticas e camponeses.
O desfile primou uma vez mais pela singularidade e criatividade das personagens que percorreram as principais ruas das vilas de Cabeceiras de Basto e do Arco de Baúlhe com muita alegria e diversão.
O desfile contou com a presença dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira e Eng. Joaquim Barreto, vereadores, entre outros autarcas do Município.













© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.