Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

João Machado venceu Troféu Minhoto

João Machado é natural de Painzela
João Machado é natural de Painzela
O cabeceirense João Machado foi o vencedor do Minhoto na categoria de Desporto Adaptado.
Trata-se de um troféu desportivo atribuído anualmente, com o objetivo de reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, treinadores, árbitros, dirigentes e eventos desportivos que mais se destacaram no seio das suas modalidades na região Minho.
Atleta (ao centro) representou Cabeceiras de Basto
Atleta (ao centro) representou Cabeceiras de Basto
O atleta cabeceirense João Machado foi por isso, um dos 86 nomeados representando 19 dos 24 municípios minhotos.
A entrega do troféu decorreu no passado dia 24 de fevereiro na euro-cidade Valença/Tui, no âmbito da XVI edição da Gala dos Troféus Desportivos ‘O Minhoto’.
A decisão esteve a cargo de um júri composto por várias dezenas de órgãos de comunicação social (nacionais, regionais e locais) e entidades ligadas ao Desporto, a quem coube apurar os vencedores nas 28 categorias premiadas.
De referir que o desporto tem sido apontado como tendo uma importância cada vez maior no desenvolvimento local e regional, sendo mais as três dezenas de associações distritais de clubes e um número crescente de coletividades desportivas, cada vez mais dinâmicas e abrangentes no que respeita a modalidades.
Entre os nomeados e vencedores, destacou-se a presença de vários campeões mundiais e europeus, medalhados olímpicos, campeões nacionais e vencedores de vários troféus de relevo a nível nacional e internacional.
A festa foi animada e ficou a vontade de continuar a repetir esta iniciativa e continuar a contribuir, de forma decisiva, para o crescimento, fomento, desenvolvimento e, em alguns casos, ressurgimento do desporto.
A organização, agradeceu a colaboração de todos os agentes que ajudaram a concretizar este evento, acima de tudo, a dedicação, o esforço que os atletas, dirigentes desportivos, treinadores e clubes têm colocado na prática desportiva ao longo dos anos, lembrando que estes prémios servem para reconhecer o mérito de todos os envolvidos no âmbito desportivo, premiando alguns e desafiando os outros a serem cada vez melhores.
Recorde-se que o Minho tem um milhão de habitantes e 37 mil atletas federados (mais árbitros e dirigentes são cerca de 45 mil).
De referir também que nesta gala-jantar, foi distribuída a revista oficial do evento, que servirá como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região
Recorde-se que este evento já se realizou Cabeceiras de Basto, Braga, Viana do Castelo, V.N. Famalicão, Esposende, V.N. Cerveira, Monção, Barcelos, Vila Verde, Caminha, Arcos de Valdevez, Fafe, Ponte da Barca, Paredes de Coura e Ponte de Lima.

Atleta João Machado representou Cabeceiras de Basto

O atleta vencedor, João Miguel Ferreira Machado, natural da freguesia de Painzela, tem vindo ao longo da sua carreira desportiva a somar êxitos, nomeadamente o de Bi-Campeão da Europa, entre outros feitos alcançados, bem demonstrativos da determinação, dedicação e empenho, que o Município de Cabeceiras de Basto reconhece, pois enchem de orgulho os Cabeceirenses e são exemplo para outros jovens. É um jovem talento na modalidade de Atletismo Síndrome de Down.
Nascido em 1992, João Machado, foi aclamado Campeão Nacional de Lançamento de Disco na época 2009/2010 e conquistou os títulos de Vice-Campeão Nacional de Lançamento de Peso e Campeão do Mundo da estafeta 4x100 metros. Na época 2010/2011, sagrou-se Campeão Nacional de Salto em Comprimento e Vice-Campeão Nacional de 200 metros, conquistando ainda a Medalha de Bronze de Lançamento de Peso. Sagrou-se, igualmente, Campeão da Europa da estafeta 4x100 metros. Na temporada 2011/2012, João Miguel Ferreira Machado sagrou-se Vice-Campeão Nacional de 200 metros, tendo sido selecionado para o Campeonato do Mundo que decorreu em maio de 2012, nos Açores. Nessa época, conquistou, ainda, a Medalha de Bronze nos 60 metros e a Medalha de Bronze no Lançamento de Peso.
Em 2013 decorreu em Roma, Itália, o 2º Campeonato da Europa de Atletismo IAADS para atletas com Síndroma de Down, tendo João Miguel Ferreira Machado integrado a seleção nacional de atletismo IAADS, a qual se sagrou Campeã da Europa pela segunda vez consecutiva. Para o sucesso desta vitória portuguesa contribuiu o jovem atleta Cabeceirense com uma medalha de ouro, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze.
Refira-se ainda que a participação do jovem Cabeceirense João Miguel Ferreira Machado, atleta representante da CERCIFAF, neste Campeonato da Europa, foi apoiada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual de Portugal (ANDDI).
De referir que ao apoiar estes jovens atletas cabeceirenses a Câmara Municipal está a reconhecer o seu mérito desportivo, cujo desempenho muito orgulha os cabeceirenses e muito contribui para a promoção e divulgação do concelho.



























© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.