Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar inaugurou o certame

Secretário de Estado, Dr. Nuno Brito, inaugurou certame
Secretário de Estado, Dr. Nuno Brito, inaugurou certame
Festa da Orelheira e do Fumeiro cumpriu objetivos

Chegaram ao fim, com um balanço positivo, os quatro dias dedicados à Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, um certame organizado pela Câmara Municipal, em colaboração da Basto Vida, que animou o Pavilhão Desportivo de Refojos nesta que foi a sua 18ª edição, que se realizou entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.
Presidente da Câmara e Secretário  de Estado visitaram expositores
Presidente da Câmara e Secretário de Estado visitaram expositores
De acordo com a organização do evento, apesar das más condições climatéricas que se fizeram sentir durante o fim de semana, o evento correspondeu às expectativas, quer em termos de afluência de público, não só das freguesias do concelho como também de vários pontos do país, quer em termos do volume de negócios gerado. No final, também os 84 produtores/expositores presentes no certame se mostraram satisfeitos, fazendo um balanço positivo da iniciativa.
De salientar que a 18ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Brito, que esteve acompanhado pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira e Eng. Joaquim Barreto, vereadores e demais autarcas das freguesias e do município, entre outros convidados e público em geral.
Cantares ao desafio com Lopes de Travassô, Carminda dos Arcos e Carvalho de Cucana
Cantares ao desafio com Lopes de Travassô, Carminda dos Arcos e Carvalho de Cucana
Depois de uma visita aos 84 produtores/expositores presentes nesta 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro, a comitiva assistiu à apresentação da música promocional do certame, interpretada por jovens do concelho.
Na sua intervenção, o presi-dente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, destacou como objetivos deste evento a promoção do fumeiro e da gastronomia, assim como a dinamização da economia local e a continuada aposta na tradição, regozijando-se com o facto de estas iniciativas representarem um complemento ao orçamento das famílias do nosso concelho.
Concertinas animaram palco da festa
Concertinas animaram palco da festa
O autarca referiu que “a qualidade dos produtos tem sido, ao longo dos anos, uma preocupação da Câmara Municipal”, salientando que o Gabinete de Veterinária assume o acompanhamento de todo o processo, desde a produção/criação dos animais até à confeção do produto final.
O presidente da Câmara Municipal demonstrou a sua satisfação pela adesão ao certame de um grande número de produtores oriundos de concelhos vizinhos, afirmando que “só com sinergias como esta é que conseguimos ganhar dimensão, projetar o nosso produto e promover o desenvolvimento regional”.
Grupo Nun' Álvares atuou no Pavilhão Desportivo de Refojos
Grupo Nun' Álvares atuou no Pavilhão Desportivo de Refojos
China Pereira destacou, ainda, no programa, a realização do Concurso de Fumeiro de Basto organizado pela Delegação Regional do Basto Douro, em colaboração com a Câmara Municipal, que visa “credibilizar a marca do fumeiro de Basto”.
Destacando o elevado número de expositores presentes nesta 18ª Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar manifestou a sua satisfação por inaugurar este certame, caracterizando-o como “uma feira com uma atividade comercial intensa”, sinal de que “este é um setor atrativo”.
Leilão de orelheiras cumpriu tradição
Leilão de orelheiras cumpriu tradição
Nuno Brito realçou que “os produtos tradicionais continuam cada vez mais a captar o interesse de todos”, considerando que “há mercado para continuar a crescer nesta área”.
Sublinhando que este “é um certame de sucesso”, Nuno Brito confessou-se particularmente agradado pelo facto de haver cada vez mais jovens a investir neste tipo de atividade e reforçou que ainda hoje foi assinada uma portaria, em conjunto com o Ministério da Economia, que irá permitir “reduzir um conjunto de exigências que existiam até agora, mantendo, naturalmente, a qualidade da segurança alimentar”.
Sobre esta portaria assinada hoje, o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar deu como exemplo a possibilidade dos pequenos produtores venderem diretamente os seus produtos à restauração, uma medida que classificou como “um forte apoio aos pequenos produtores, não só no setor da produção, como também no setor da comercialização, que trará necessariamente mais valor e mais emprego ao setor”.

Programa para todas
as idades

A organização do evento preparou um programa diversificado, capaz de atrair diferentes públicos à Festa da Orelheira e do Fumeiro. Ao longo dos últimos quatro dias, atuaram no palco da festa vários grupos de concer-tinas do concelho, as crianças do Projeto Aprender a Crescer, o Grupo de Dança Zumba Fitness da Academia Sempre em Forma, o Grupo Nun’Álvares de Fafe e o Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’.
O recinto da festa do fumeiro foi ainda palco para a encenação teatral do CTCMCB ‘No Ar: Quem tem farelos?’, para os cantares ao desafio com Carminda dos Arcos, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana e, ainda, para o tradicional Leilão de Orelheiras, ponto alto no domingo, dia 2 de março, onde o público se mostrou uma vez mais muito participativo, o que resultou num animado e concorrido leilão para levar a melhor orelheira para casa.
O evento organizado pela Câmara Municipal, em colaboração da Basto Vida, chegou ao fim com a realização do Concurso de Máscaras: ‘A época quinhentista’ que ocorreu na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações.




























































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.