Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 03-03-2014

SECÇÃO: Informação

Concurso de Fumeiro de Basto premiou melhor chouriça e salpicão

Produtores nomeados na 7.ª edição do concurso de fumeiro
Produtores nomeados na 7.ª edição do concurso de fumeiro
Realizou-se no dia 1 de março, a sétima edição do Concurso de Fumeiro de Basto (Salpicão e Chouriça) organizado pela Delegação Regional do Basto Douro com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
À semelhança dos anos anteriores, o concurso subdividiu-se em duas classificações, uma destinada aos produtores do concelho de Cabeceiras de Basto e outra destinada a todos os produtores da feira nas categorias de melhor chouriça e melhor salpicão.
No que se refere aos produtores premiados do concelho de Cabeceiras de Basto no concurso da chouriça, em primeiro lugar classificou-se Rafael Vieira, do Arco de Baúlhe; em segundo lugar Maria da Graça Ribeiro, de Pedraça; e em terceiro lugar Casa do Reguengo, de Riodouro.
No que se refere aos produtores premiados do concelho de Cabeceiras de Basto no concurso do salpicão, em primeiro lugar classificou-se Maria da Graça Ribeiro, de Pedraça; em segundo Tia São, do Arco de Baúlhe; e em terceiro Rafael Vieira, do Arco de Baúlhe.
Em termos do concurso geral da feira, na categoria de melhor chouriça, foram premiados com os três troféus, respetivamente, Rafael Vieira, do Arco de Baúlhe; Amadeu Dias, de Montalegre; e Fumeiro da Cabreira, de Vieira do Minho.
Em termos do concurso geral da feira, na categoria de melhor salpicão, foram premiados Joaquina Alves Costa, de Montalegre; Maria da Graça Ribeiro, de Pedraça; e Isabel Moura, de Amarante.
O concurso teve como principais objetivos submeter os produtos a um painel de avaliação de referência; incentivar a qualidade e a excelência do Fumeiro de Basto; credibilizar a qualidade dos produtos do Fumeiro de Basto; desenvolver e dinamizar o processo de caracterização do Fumeiro de Basto e promover a qualidade dos produtos à venda na Feira.







© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.