Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 20-01-2014

SECÇÃO: Informação

Secretário de Estado visitou ADIB e Encanto Radical

Emídio Guerreiro em visita à ADIB
Emídio Guerreiro em visita à ADIB
No passado dia 25 de janeiro, Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, e o Vereador Francisco Alves, visitou duas associações cabeceirenses, a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto e a Associação Encanto Radical. A iniciativa integrou-se no âmbito do Roteiro do Associativismo 2014 – projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) concertado com as plataformas de representação do Associativismo Jovem, CNJ - Conselho Nacional de Juventude e FNAJ - Federação Nacional de Associações Juvenis, que pretende promover o associativismo e o intercâmbio interassociativo.
Para além de ficar a conhecer melhor as atividades desenvolvidas por cada uma destas associações, o Secretário de Estado teve a oportunidade de apreciar in loco as mais diversas iniciativas dinamizadas pela ADIB e Encanto Radical destinadas, sobre-tudo, às crianças e aos jovens deste concelho.
Durante a visita às instalações da ADIB, o diretor técnico do Centro de Dia, Dr. Bruno Machado, apre-sentou a associação e os diversos programas que a ADIB proporciona às crianças e aos idosos, desde a sua fundação até aos dias de hoje.

ADIB apoia a infância,
a juventude, a terceira idade e a família

Refira-se que a ADIB foi criada a 22 de abril de 1985 com a missão de apoiar a infância, a juventude, a terceira idade e a família, sendo objetivos desta associação dinamizar respostas para as crianças e jovens, bem como apoiar a terceira idade promovendo iniciativas que visam a integração social.
Bruno Machado apre-sentou os projetos de for-mação, as atividades pro-movidas ao longo dos anos, destacando, a título de exemplo, a organização das comemorações anuais do 25 de abril, os campos de férias, as festas temáticas e de aniversário, referindo, também, a demonstração das atividades realizadas nas festas do concelho e a participação do grupo musical ‘Os Amigos da ADIB’.
Na sua alocução, o diretor técnico deu a conhecer ao Secretário de Estado e ao presidente da Câmara Municipal os reconhecimentos obtidos pela ADIB, relembrando a inscrição no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), em 2001, a dinamização do primeiro posto de informação Juvenil do Concelho, o reconhecimento com um Troféu de Mérito Associativismo Jovem no ano 2007, o registo como instituição Particular da Solidariedade Social (IPSS) a 6 de Setembro de 2007, o acordo de cooperação para as respostas sociais do Centro de Dia e Apoio Domiciliário com o Centro Distrital de Braga a 11 de abril de 2008, assim como, a Medalha de Mérito Público – Grau Prata pelos 25 anos.
Por fim, Bruno Machado falou das parcerias estabelecidas pela associação, focando o Projeto Basto Jovem, financiado pelo Programa Escolhas Quarta Geração promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o Instituto Português do desporto e Juventude (IPDJ), o Município de Cabeceiras de Basto, a Segurança Social, a PROBASTO, o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o Externato S. Miguel de Refojos, o IEFP, o IPCA, a Mútua de Basto/Norte e os Amigos SOS.
Recentemente estabeleceu parcerias com o Centro de Estudos Sapiência, a Associação Encanto Radical, a Fundação Bracara Augusta e a Associação Juvenil Synergia.
Refira-se que a ADIB é também a proprietária, há 19 anos, do jornal Ecos de Basto.
A visita prosseguiu com a deslocação até às instalações da Encanto Radical, na Praia Fluvial do Poço do Frade, onde o presidente da associação, Hélder Martins, apresentou a coletividade à comitiva da Secretaria de Estado e do Município Cabeceirense.

Encanto Radical dinamiza desportos aventura há três anos

A associação Encanto Radical foi fundada a 28 de outubro de 2011. Nestes três anos, a Encanto Radical organizou 16 caminhadas, dois eventos de Paintball e dois acampamentos, efetuando-se, ainda, atividades de escalada, canyoning, orientação e BTT, tendo esta coletividade participado, também, na Festa da Saúde e das Associações.
Saliente-se que a associação estabeleceu protocolos com a Câmara Municipal no âmbito da dinamização do Parque Cabeceiras Aventura e da Praia Fluvial do Poço do Frade. Celebrou também parcerias com a Junta de Freguesia de Refojos, Junta de Freguesia de Riodouro, com o Externato S. Miguel de Refojos, com a MAIS – Associação Cultura Desporto e Tempos Livres de Basto e com a ADIB – Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto.
A finalizar, Hélder Martins prometeu novas atividades e novos projetos futuros.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença do Secretário de Estado, Dr. Emídio Guerreiro, referindo que “tem sido preocupação do Município o fomento do movimento associativo” que “é um dos parceiros mais importantes na dinamização e desenvolvimento do concelho”.
China Pereira, salientou que “é fazendo parcerias e protocolos com as associações que seremos capazes de crescer e apoiar os jovens e os idosos”. O autarca deixou, ainda, o desafio ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude para “que continue a ajudar as associações”, um caminho que deve “ser feito em conjunto para que o movimento associativo seja cada vez mais forte”.
Aceitando, desde logo, o desafio do presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, Emídio Guerreiro reafirmou: “queremos apoiar os jovens para que continuem a criar dinâmicas de desenvolvimento no meio onde estão inseridos”. E continuou “só com parcerias sólidas conseguimos rentabilizar os equipamentos” e possibilitar que hajam cada vez mais jovens a participar nos diferentes movimentos associativos. “É necessário valorizar o que de bom se faz” nestas terras, disse Emídio Guerreiro enaltecendo o trabalho da ADIB e da associação Encanto Radical, associações que revelam como “é possível fazer parcerias e dar as mãos”.
Alertando os dirigentes associativos para o conjunto de programas a que se podem candidatar em 2014, Emídio Guerreiro, disse que a Agência Juventude em Ação dispõe de um financiamento de 7,5 milhões de euros. “Precisamos da vossa ajuda para gastar bem este dinheiro”, sublinhou.
Por fim, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude agradeceu ao presidente da Câmara Municipal “todo o apoio que o Município tem dado às associações”.
Durante a tarde do passado dia 25 de janeiro, realizou-se na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto o Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Braga, uma ação promovida pela FAJUB – Federação das Associações Juvenis de Braga e que contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre crianças e jovens.












































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.