Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-11-2013

SECÇÃO: Opinião

“A Igreja Matriz de São Cristóvão” está mais bonita!

foto
Foi no ano de 1732, que a Igreja Matriz de São Cristóvão da paróquia de Mondim de Basto, recebeu as últimas obras.
O estado de degradação a que chegou, com o telhado bastante deteriorado, permitindo que a chuva entrasse no interior da igreja, prejudicando com a sua humidade, todo o espaço daquele monumento da religiosidade da freguesia Mondinense.
A Comissão da Fábrica da Igreja, meteu mãos à obra e conseguiu num espaço de tempo recorde, realizar todas as obras de restauro, mandando colocar um telhado novo em toda a extensão da igreja, restaurar a cúpula da torre, pintar o interior, arranjar a eletrificação e dar um ar mais atraente, ao adro e escadaria.
Segundo documentos depositados no Arquivo Distrital de Braga, a Igreja de São X.stovao ( São Cristóvão ) da freguesia de Mondim, existe desde o ano de 1220 e era o Pe. João Anes, o seu pároco.
foto
Ao longo dos séculos, sofreu várias modificações, com destaque para a construção da Capela do Sagrado Coração de Jesus em 1630, cujo fundador, se encontra sepultado, junto ao altar.
Uma palavra de agrade-cimento ‘Comissão da Fábrica da Igreja e à Câmara Municipal, que em conjunto realizaram um trabalho extraordinário.

* Colaborador





Por: José Teixeira da Silva

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.