Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-11-2013

SECÇÃO: Informação

Instituto Português do Desporto e Juventude divulga Impulso Jovem

foto
O IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do programa Impulso Jovem lançou a RPGN – Rede de Perceção e Gestão de Negócios num roadshow que percorreu quinze capitais de distrito do país. Depois de Évora, Porto e Coimbra no final de outubro, seguiram-se as cidades de Vila Real, Aveiro, Guarda, Leiria, Viseu, Santarém, Braga, Viana do Castelo e Castelo Branco e Beja, no início de novembro.
Na oportunidade o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, referiu que “ O Impulso Jovem não tem apenas as linhas de estágio. Qualquer jovem pode transformar ideias em negócio” adiantando que “acreditamos e apostamos na capacitação dos nossos jovens empreendedores e isso fará o sucesso deste programa.”
Neste âmbito a RPGN definiu uma estratégia de comunicação de proximidade com os jovens, apelando para que “não tenham medo de se «fazer à vida»”.
“Junta-te a nós e faz-te à vida” é o mote da estratégia de comunicação que pretende estimular os jovens portugueses ao empreendedorismo e à inovação com apresentação de ideias e projetos, sejam de cariz associativo ou empresarial, cujas candidaturas terão que ser submetidas até ao próximo dia 24 de novembro.
A rede é destinada a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, residentes nas zonas Norte, Centro e Alentejo que podem candidatar-se à implementação de uma oportunidade de negócio (previamente identificada), participar no concurso de ideias e projetos e submeter-se ao apoio à criação de empresas e projetos sustentáveis. Os jovens selecionados vão dispor de bolsas, com duração de cinco meses e ateliês de capacitação, de 32 horas, para o desenvolvimento dos seus projetos.
Os interessados podem obter mais informação no site – http://juventude.gov.pt – até fim do próximo mês de novembro.

Outras áreas de intervenção
Recorde-se que o IPDJ, I. P., tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais. O IPDJ, I. P., intervém na definição, execução e avaliação da política pública do desporto, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros. A preservação da ética no desporto é ainda um dos escopos essenciais do IPDJ, I. P. De igual modo, o IPDJ, I. P., visa dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Propõe-se, ainda, revitalizar o turismo jovem, em particular no que respeita à rede de pousadas da juventude e ao Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia.









© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.