Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 18-11-2013

SECÇÃO: Informação

Cavaquinhos da Raposeira recriam Magusto tradicional

Joaquim Barreto e Leandro Campos associaram-se aos festejos de S. Martinho
Joaquim Barreto e Leandro Campos associaram-se aos festejos de S. Martinho
A Associação ‘Os Cavaquinhos da Raposeira’ promoveu no passado dia 16 de novembro um magusto popular, com o objetivo de recriar uma antiga tradição minhota.
Engalanado, o largo da Raposeira, recebeu a visita de dezenas de pessoas que ali se deslocaram para participar na festa. Além dos elementos da organização estiveram também presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, o Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, o Presidente da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, entre outros autarcas da freguesia e do município, sócios e população em geral.
foto
Ao toque dos bombos, ferrinhos, cavaquinhos e concertinas, a animação invadiu aquele histórico recinto, que acompanhada pelas castanhas e pelo vinho, pelas febras e caldo –verde proporcionou aos convivas agradáveis e salutares momentos de confraternização.
De referir que esta associação tem vindo a pautar a sua atividade pela promoção de iniciativas assentes na recriação de tradições populares que avivam e transmitem os usos e costumes de outrora às gerações mais novas, como é o caso da festa do S. Pedro da Raposeira ou da matança do porco, o mesmo se passando com a recolha de músicas e letras do cancioneiro popular português.
Largo da Raposeira acolheu dezenas de convivas e clima de festa
Largo da Raposeira acolheu dezenas de convivas e clima de festa


foto






































© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.